WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas para as formigas não atacarem o plantio

Para evitar que as formigas ataquem o plantio, basta fixar na planta tiras de plástico besuntadas com vaselina

Dicas para as formigas não atacarem o plantio

“Existem inúmeras pragas que atacam o cafeeiro (e outras culturas). Como exemplo, citamos as formigas (saúvas). Mas embora essa praga seja facilmente controlada, o cafeicultor (agricultor) deve realizar um controle racional, para obter melhores resultados e garantir boa produtividade na lavoura”, afirma Júlio César de Souza, professor do Curso a Distância CPT Pragas do Cafeeiro - Reconhecimento e Controle em Livro+DVD e Online.

Cones investidos e tiras de plástico besuntados com vaselina


Para evitar que as formigas ataquem o plantio – independentemente do tipo de cultura, é indispensável adotar algumas medidas simples, mas essenciais. Uma dica é fixar um cone invertido (plástico ou borracha) no tronco da planta. Outra prática eficaz é amarrar no tronco tiras de plástico com cerca de 15 cm de largura. Tanto o cone como as tiras devem ser besuntados com vaselina ou graxa, para impedir que as formigas subam na planta.

Garrafas plásticas de 2 litros (PET) com fundo e gargalo retirados


Outra opção é usar garrafa plástica de 2 litros (PET) com fundo e gargalo retirados. Basta plantar a muda nesse recipiente e o introduzir na terra (com a parte do gargalo para baixo). Mas não permita que as folhas da muda toquem as laterais da garrafa.

Iscas granuladas ou termonebulização


Os ninhos das formigas (mais novos e superficiais) são exterminados mais facilmente do que os mais antigos (estes são profundos e de acesso mais difícil). Nesse caso, é recomendado o uso de iscas granuladas (conforme instruções do fabricante) ou termonebulização. Esta última é eficiente até mesmo em dias chuvosos. A fumaça vira um formicida líquido, que mata o formigueiro.

Formicida em pó registrado no Mapa


Tanto o formicida líquido como o formicida em pó devem ser aplicados por profissional experiente usando EPIs - Equipamentos de Proteção Individual. Os produtos devem apresentar registro no Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e sua prescrição deve ser feita por especialistas.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Cafeicultura.

Fonte: revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!