
A água percolada, ou seja, aquela que desceu para o interior do solo, de cima para baixo, continuará nesse sentido até encontrar a camada impermeável do solo e, como não conseguirá atravessá-la, pouco a pouco, vai se acumulando sobre a mesma. "Assim, chega um momento em que todos os poros do solo, até um determinado nível acima dessa camada, ficam preenchidos de água", afirma Dr. Paulo Sant'Anna e Castro, professor do Curso CPT Recuperação e Conservação de Nascentes.
Quase sempre a inclinação da camada de impedimento é menor que a inclinação das encostas. Mas, de modo geral, a sua profundidade, tanto nos topos dos morros como nos vales, é muito variável em relação à superfície do solo. Assim, quanto mais profunda ela for, maior será a quantidade de água que ficará armazenada no perfil do solo.
É esse acúmulo de água, abaixo de um determinado nível da superfície do solo e acima da camada impermeável, que forma os grandes reservatórios de água, que também podem ser chamados de “aquíferos subterrâneos.”
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Cleide Moreira Souza
15 de nov. de 2021Bom