WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

ENEM: o que fazer na véspera das provas

O segredo é planejar tudo com antecedência, para acordar com ótima disposição no dia das provas e obter êxito no exame

O segredo é planejar tudo com antecedência, para acordar com ótima disposição no dia das provas e obter êxito no exame

 

É véspera do ENEM! Chegou o tão esperado dia. Após meses de estudo e preparo, não deixe tudo se perder. Use toda a sua inteligência e trate de não se estressar na véspera das provas, pois a ansiedade pode provocar insônia e uma noite mal dormida afeta a memória e provoca os temidos “brancos” na hora da prova. Por isso, você precisa dormir bem. Mas só se consegue isso evitando a ansiedade provocada pelo fluxo intenso do pensamento.

Uma semana antes

Uma semana antes das provas, verifique onde está seu cartão de inscrição e se os documentos estão em ordem. Se algum documento faltar, ainda há tempo para providenciá-lo. Se a prova for em outra cidade, providencie sua viagem, veja como vai. Uma pessoa da família como companhia pode ajudá-lo, mas só se for calma, equilibrada e tiver iniciativa em casos de imprevisto.

O segredo é planejar tudo com antecedência. Se tiver oportunidade, visite o local das provas para conhecer o trajeto e o prédio. É um detalhe mínimo que faz grande diferença, já que você fica muito mais familiarizado com o ambiente, além de mais confiante.

Um dia antes

No dia anterior à prova, alimente-se com critério, evite comidas pesadas, pois uma digestão difícil pode causar insônia e provocar transtornos de sono justamente na noite que mais precisa de descanso. Se estiver fora de casa, escolha com cuidado o que vai comer. Prefira comidas leves. Porém, não deixe de se alimentar bem.

Evite comidas gordurosas. O ideal é servir-se de um prato bem equilibrado, composto de proteínas, como carne de frango ou peixe, além de legumes, folhas verdes, arroz e feijão. Em hipótese alguma, consuma bebida alcoólica, muito menos calmantes, pois podem causar distúrbios que comprometem sua concentração.

Lembre-se de que o cérebro é movido a glicose, portanto é preciso levar um pequeno lanche: o recomendado é a prática e nutritiva barra de cereais. Também não se esqueça de se hidratar. Leve garrafinhas de água.

Aliás, compre tudo de véspera: duas unidades do lápis indicado, uma borracha, duas canetas pretas e azuis. Confira os documentos, pois nada estressa mais do que sair na última hora procurando documentos, objetos e outros itens que devem ser adquiridos e preparados com antecedência.

Escolha também a roupa e o calçado, que devem ser, antes de tudo, confortáveis.

Use o despertador

Coloque o relógio para despertar uma hora antes do tempo que leva para aprontar e tomar café habitualmente. Se você habitualmente acorda às sete, acorde neste dia às seis horas para preparar-se com calma e sair de casa mais cedo. Nas capitais, o trânsito é muito mais intenso nestes dias. Por isso, o ideal é sair de casa bem mais cedo que o normal.

Calcule uma hora a mais do que gastaria se tivesse de fazer o trajeto em um dia qualquer. Para isso, em quase todos os cartões de inscrição, há essa recomendação: chegar uma hora antes da realização das provas. Procure planejar tudo para não ser vítima de imprevistos, como chuva, pneu furado, engano quanto ao trajeto, entre outros.

Se você se preparar com boa margem de tempo e cuidar de todos estes detalhes, ficará tranquilo e  acordará com ótima disposição para as provas. Resultado: o sucesso será certo!

Boas provas!

Por Andréa Oliveira.

Confira o Curso CPT Como Passar em Vestibular e Concurso.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!