WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Como se preparar para o ENEM

Para se preparar bem para o ENEM, é preciso definir metas, evitar o estresse e render mais no estudo, além de adotar uma rotina equilibrada e organizada

Como se preparar para o ENEM

 

Você, aluno dedicado, já definiu suas metas. Agora, é dedicar-se aos estudos seguindo um programa bem objetivo. Entretanto, para alcançá-las, é preciso muita disciplina. Você deve se cuidar para alternar períodos de estudo com intervalos de descanso, para evitar o estresse e render mais no estudo. É preciso adotar uma rotina equilibrada. Coloque em um papel todos os horários do dia e estabeleça tempo para estudo, ginástica e lazer. Um esporte também é excelente para extravasar tensões, além de promover sensação de bem-estar e alegria. Seja moderado em festas, mas não as descarte completamente, porém, não comprometa muito suas horas de sono, pois leva-se, em média, dois a três dias para recuperar totalmente as energias.

Use sua inteligência: exercite-se!

Faça exercícios regulares. Procure manter uma disciplina de horários. Um dos maiores erros de quem está se preparando para o ENEM é concentrar- se nos estudos e parar com toda a atividade física. Este é o tipo da atitude que pode trazer consequências para a saúde e para os estudos, que não rendem tanto quanto podem render se você se exercitar. O exercício físico atua no corpo, na mente e no espírito tornando-o muito mais forte e concentrado. Portanto, use sua inteligência: exercite-se.

Prepare-se mental e emocionalmente!

Bem-estar emocional e mental é fundamental, e isto depende muito mais de você que de outras pessoas. Procure, na medida do possível, afastar-se de problemas, controle suas emoções aprendendo técnicas de relaxamento e meditação. Sempre que aparecer qualquer sentimento negativo, procure concentrar-se em sua respiração. Sua saúde física afeta sua saúde mental. Sua força espiritual afeta sua força social/emocional. Conforme você melhora em uma dimensão, aumenta sua habilidade também nas outras.

Aprenda a fazer a respiração consciente!

Aprenda a fazer a respiração consciente e adquira o hábito de fazê-la sempre, várias vezes por dia, e, principalmente, nos momentos de tensão: quando ficar com raiva, quando tiver que falar em público, na hora da prova, quando ocorrer o branco, isto é, em todos os momentos em que a ansiedade aparecer. Esta é uma ferramenta extremamente eficaz para aplacar o nervosismo e desconforto.

Inspirar conscientemente é saber que o ar está entrando no corpo e expirar conscientemente é saber que o corpo está permutando o ar. Assim, você fica em contato com o ar e com o seu corpo, e como sua mente está atenta a tudo isso, você fica em contato com ela também. Respirar consciente é muito simples e eficaz: basta concentrar-se na respiração.

Faça um profundo relaxamento!

Nos momentos de grande cansaço ou estresse faça um relaxamento profundo: quando o corpo está relaxado, a mente também está. Faça exercícios de relaxamento todos os dias, sempre que sentir tensão e cansaço. Quanto mais frequentes, mais eficientes e proveitosos são estes exercícios. Evite remédios, a não ser sob absoluta recomendação médica.

Muitas vezes, o aluno não alcança um bom resultado devido ao nervosismo e à autocobrança. Porém, quem pode fazer mais por você é você mesmo aprendendo a concentrar-se na hora de estudar e a relaxar nas horas de descanso e lazer.

Durma bem: o sono é um eficiente revigorante!

O sono profundo é outro modo de resgatar toda a energia perdida em uma atividade estressante. Algumas pessoas conseguem dormir com muita facilidade. No entanto, outras são acometidas por insônia acordando sempre mais cansadas do que deitaram. A insônia é muitas vezes um hábito, procedente de um condicionamento errado.

A pessoa dorme pensando que não vai dormir, ou que vai acordar no meio da noite. Entretanto, a autossugestão, que trabalha em prejuízo do insone, felizmente pode trabalhar em seu favor. Para tanto, só é preciso adquirir o poder de, voluntariamente, modificar o teor da sugestão. Criar condicionamentos que conduzam ao sono profundo absolutamente tranquilo, alimentando, para isto, uma autossugestão positiva.

Faça uma alimentação saudável!

Mantenha uma alimentação equilibrada. Segundo os mais renomados nutricionistas, o equilíbrio nutricional consegue-se com a diversidade e a moderação. Alimentos dos quatro grupos devem estar presentes em seu cardápio diário: proteínas, carboidratos, legumes e verduras cruas e cozidas, frutas e gorduras. Evite frituras e doces. E procure ingerir alimentos fibrosos para o bom funcionamento do intestino. Beba água várias vezes por dia.

Para otimizar seu estudo, estabeleça seus objetivos de acordo com o programa que você precisa estudar

Para otimizar seu estudo, estabeleça seus objetivos de acordo com o programa que você precisa estudar.

Administre o seu tempo!

Todos os campeões são unânimes em afirmar que mergulhar desesperadamente no estudo e abandonar por completo as atividades que dão prazer não funciona muito: virar a noite estudando e deixar de sair, namorar, praticar esportes ou ir à academia só atrapalha. O ideal é adotar um ritmo que não prejudique os estudos.

Se sua meta é se classificar bem no ENEM, priorize o estudo em sua vida, porém programe bem seu tempo de estudo e siga-o à risca para ter tempo para diversões. Estabeleça horários e discipline-se para segui-lo. Entretanto, disciplina se consegue com formação de hábitos.

Por isso, imponha-se nos primeiros dias. Com uma semana, você entra no ritmo. Com um mês, você já não fará nenhum esforço. É como fazer ginástica: no início, deve-se vencer a inércia para, depois, formar-se o hábito.

Controle o celular!

Outro instrumento que deve ser administrado com rigor por quem estuda, de modo concentrado e com determinado objetivo, é o celular. Este faz com que as pessoas percam o critério de conveniência e, qualquer motivo torna-se urgente. A todo momento, interrompemos nossas atividades e nossa concentração para atendermos um chamado ou mesmo para fazer uma ligação. Além do tempo gasto com os telefonemas, demoramos um bom tempo para retomar a concentração, pois toda conversa telefônica traz uma ideia nova ou uma preocupação que poderia ser adiada para um momento mais conveniente.

Utilize a Internet a seu favor e não contra você!

Outro instrumento de informação e conhecimento que pode ser bem ou mal utilizado é a Internet. Esta é muito útil para o estudante, pois há vários sites especializados em vestibular. Os bons cursinhos, ou as Universidades, fornecem material de estudo, dão dicas, realizam fóruns de discussão e ainda oferecem a possibilidade de tirar dúvidas com os professores por meio de e-mails.  Com a Internet, você se conecta com o mundo e pode assimilar uma infinidade de informações.

No entanto, apesar das inúmeras vantagens, a Internet pode se transformar em um contratempo. Alguns jovens perdem horas no computador seduzidos por uma infinidade de atrações, bate-papos e jogos, indo dormir altas horas da noite, comprometendo a atenção nas aulas, além de provocar desentendimentos familiares que desgastam relações e minam a motivação e a autoestima.

Liste seus objetivos e estabeleça suas metas!

Para otimizar seu estudo, estabeleça seus objetivos de acordo com o programa que você precisa estudar. Escreva o que você precisa estudar na semana e busque todos os meios para alcançar suas metas; deixe o seu programa semanal de estudo bem à vista e examine-o diariamente. Não desanime se não conseguir: refaça seu programa e recomece. Examine semanalmente seus objetivos e veja se alcançou suas metas. Observe o quanto conseguiu aprender e refaça seus planos. O importante é replanejar sempre!

Otimize os estudos em sala de aula!

Um dos maiores erros de alguns alunos é não fazer anotações. Anotar é essencial para tornar proveitosa uma aula. Você ouve o que o professor diz, processa a informação em seu cérebro, rapidamente elabora uma síntese conclusiva e anota no caderno. O ato de anotar faz com que você se concentre muito mais e não se disperse. Experimente: assista uma aula anotando e outra sem anotar e veja qual passou mais rápido, em qual delas você aprendeu mais.

Outro bom modo de concentrar-se na aula é ler antes o capítulo que será explicado, o seu interesse será muito maior e sua compreensão também

Outro bom modo de concentrar-se na aula é ler antes o capítulo que será explicado, o seu interesse será muito maior e sua compreensão também.

Leia atentamente a matéria!

Outro bom modo de concentrar-se na aula é ler antes o capítulo que será explicado. O seu interesse será muito maior e sua compreensão também. Uma coisa leva à outra. A leitura rende mais quando o assunto é do seu interesse. Entretanto, quando se estuda um conteúdo, não podemos escolher só o que gostamos.

Tudo pode ser importante. Use canetas luminosas para destacar os pontos mais importantes. Algumas pessoas não conseguem se concentrar em leitura, mas é uma questão de hábito. Continue lendo, marcando, destacando frases importantes, retirando ideias centrais. Com o tempo, a sua mente fica treinada e o estudo passa a render mais.

Tenha organização!

Mantenha sua mesa muito arrumada, com todos os objetos necessários à sua mão. Lembre-se, porém, de que só devem ficar na mesa os livros e bloco de anotações que estiver usando no momento. Os outros devem ficar perto, mas não em cima da mesa. Tudo ao seu redor deve estar em ordem, com cada coisa em seu lugar. A desordem desorienta e dispersa a concentração.

Faça um programa de estudos!

O seu programa de estudos deve estar também ao alcance dos olhos. Uma forma eficiente de estudo é seguir o mesmo horário da escola ou cursinho para estudar em casa. Se você teve aula de geografia, literatura, física, química e português, procure estudar nesta sequência, em casa, revendo e fixando o aprendizado.

Por Andréa Oliveira.

Confira os Cursos CPT, da área Vestibular e Concursos, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre eles, destacam-se:

Curso CPT Como Passar em Vestibular e Concurso

Curso CPT Redação para Vestibular e Concurso
 
Curso CPT Português para Concursos

Curso CPT de Matemática Financeira

Curso CPT Gerenciamento do Tempo

Curso CPT Técnicas de Memorização

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!