WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Turismo rural: um empreendimento promissor

Se bem preparado, com planejamento correto, profissionalismo, originalidade e sobretudo amor pela atividade, o turismo rural pode alcançar, como empreendimento, muito sucesso

 

Turismo rural: um empreendimento promissor

 

A estrutura deve ser confortável, arejada e extremamente atrativa aos olhos dos clientes

Ecologia, preservação ambiental, ecossistema, ecoturismo, reciclagem, vida saudável, essas, dentre inúmeras outras palavras, encontram-se em evidência no mundo atual. A preocupação com a preservação do planeta está em alta, o que tem atraído os olhares de milhares de pessoas para as atividades saudáveis, junto à natureza.

Cansadas dos grandes centros urbanos cada vez mais poluídos, estressantes e difíceis de se viver, são muitas as famílias que ultimamente têm optado pela paz encontrada nos campos, nos passeios ecológicos, cachoeiras e pela excelente qualidade de vida do homem rural mesmo que seja por um breve período. É evidente que estas famílias, extremamente saturadas da vida que levam, estão abrindo mão dos grandes parques e praias nacionais ou internacionais indo à procura do sossego campestre. No campo, elas sabem a procedência dos alimentos que consomem, respiram ar puro e saudável, encontram sossego e simplicidade.

Com isto, pode-se afirmar que o turismo rural não é um modismo. Se bem preparado, com  planejamento correto, profissionalismo, originalidade e sobretudo amor pela atividade, o turismo rural pode alcançar, como empreendimento, muito sucesso.

 

"Ele surge como forma alternativa de renda, um negócio que proporciona aos proprietários rurais, manter suas propriedades produtivas, além de gerar empregos à população local." afirmam os professores Fábio Hosken e Lúcia M. Viggiano, do curso Como Implantar o Turismo Rural em sua Fazenda, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Também desperta a consciência e compreensão ecológicas, transformando-a, de forma

Turismo rural: um empreendimento promissor

 Estrutura simples, bucólica e com móveis rústicos construídos de madeiras pesadas

 

espontânea, em agentes conservadores da natureza, sobretudo à medida em que perceber o turismo como fonte de economia. Corresponde a uma forma de lazer saudável, com consciência ambiental, na qual valores culturais e regionais são resgatados e valorizados. Um negócio propício para um país como o Brasil, que possui grande extensão territorial, diversidade cultural e um número considerável de fazendas, impulsionando a economia agrícola e o desenvolvimento de regiões.

Elementos fundamentais do turismo rural

- Acesso
Boa estrada de terra, sinalização nas estradas, rodovias bem conservadas são primordiais.

- Hospedagem
Contatos humanos e sinceros, com muita simplicidade por parte do empreendedor e seus colaboradores, são fundamentais para a conquista e a fidelização dos clientes. O atendimento deverá ser sempre familiar, dentro de um ambiente aconchegante e confortável, onde se misturam, por exemplo, móveis antigos de madeira pesada, simplicidade nas decorações, ou seja, a predominância do rústico.

Turismo rural: um empreendimento promissor



Comidas típicas feitas em panelas de barro ou pedra encamtam os turístas ávidos por experimentar coisas novas

- Estrutura física
A estrutura física deve ser composta por recepção, sala de estar, lavabo, sala de TV, secretaria, quarto para gerente, despensa, copa, depósito e lavanderia. Bar/lanchonete, salão de jogos, sauna, piscina e sanitários. Se possível, oferecer chalés e outras readaptações. Um restaurante com cozinha, bar, áreas de vendas e estacionamento.

- Paisagem
A paisagem típica da fazenda por si só já atrai os hóspedes. Belos jardins, matas com trilhas para caminhadas, hortas, plantações, montanhas para um passeio a cavalo, são alguns atrativos naturais que devem ser bem conservados e explorados.

- Gastronomia
O meio rural é ideal para oferecer uma gastronomia rica, degustando bebidas e pratos simples, exóticos e criativos, confeccionados em moldes tradicionais, como fogão a lenha (planta), panela de barro, de pedra, de ferro, pratos e travessa de madeira. Outro proveito é a comercialização de doces, compotas, geleias, queijos, requeijão, manteiga, pinga, que atraem a curiosidade turística por serem de fabricação caseira e artesanal.

- Lazer
Deverão ser oferecidas opções diversificadas, tais como: passeios a cavalo, charretes, trilhas

 

Turismo rural: um empreendimento promissor

Ofereça tudo aquilo que eles não encontram mais nos centros urbanos como belas cachoeiras, caminhadas nas matas, passeios de charretes, etc

 

para caminhadas, pesca, passeios de barco, passeios de trator, carro de boi etc. Outras boas sugestões na programação de atrativos são apresentações de grupos folclóricos da região, duplas sertanejas, violeiros e repentistas. A cultura da região deve ser valorizada e apresentada através das músicas, exposições de artesanatos e obras de artistas da localidade, museu com a história da propriedade, festas típicas.... Enfim, quanto mais forte a cultura, mais interessante para o turista.

- Segurança
É necessário a presença de um guia e placas de sinalização nas trilhas, acessos adequados e seguros, orientação e informação ao usuário, acompanhamento e monitoramento de pessoal qualificado para cada atividade, um responsável por cavalos que sirva de guia e tenha precaução com os equipamentos de montaria, cuidados com enxames de abelhas, cuidado com as fossas etc.

- Qualidade
O turista está cada vez mais exigente e satisfazê-lo é o objetivo de qualquer empresário. Manter a qualidades dos serviços é fundamental, desde a reserva até a despedida, mas no setor de hospedagem e alimentação, estes serviços são mais importantes e exigem maior treinamento.

– Mão de obra
Além da infraestrutura de hospedagem e lazer, uma empresa de turismo rural necessita de mão de obra de boa qualidade. É importante aproveitar a mão de obra da fazenda e região, mesmo sem experiência; com a prática e orientação dos proprietários, eles vão aprendendo, ao mesmo tempo é proporcionado aos hóspedes o contato com pessoas simples e sinceras do meio rural. A presença do proprietário frente ao empreendimento é imprescindível, buscando a qualidade, treinando os funcionários, proporcionando aos hóspedes um atendimento pessoal, carinhoso e especial.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Administração Rural.

Por Silvana Teixeira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!