WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Turismo Rural geral lucro e desenvolvimento no campo

Empenhado em valorizar a produção agropecuária e agregar valor aos serviços e produtos do campo, resgatando, assim, a importância cultural e natural da localidade.

A implantação de um empreendimento de turismo rural exige do fazendeiro uma série de considerações sobre o potencial de sua propriedade.

A implantação de um empreendimento de turismo rural exige do fazendeiro uma série de considerações sobre o potencial de sua propriedade.

Qualquer colocação inicial sobre turismo rural pressupõe o envolvimento de duas realidades distintas que lhes são comuns: o meio urbano e o meio rural. O ritmo alucinante das cidades tem gerado nas pessoas a necessidade de buscar cada vez mais ambientes diferentes e, principalmente, contatos com a natureza. O que elas desejam é melhor qualidade de vida, o que é possível no ambiente rural. No campo, elas sabem a procedência dos alimentos que consomem, respiram ar puro e saudável, encontram sossego e simplicidade. É uma busca de valores e hábitos que os grandes centros dissiparam.

Esse é um negócio propício para um país como o Brasil, que possui grande extensão territorial, diversidade cultural e um número considerável de fazendas, impulsionando a economia agrícola e o desenvolvimento de regiões. Sabendo desse potencial, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou uma série de cursos na área de turismo rural. Veja um pouco do que você aprende com eles.

Implantação de um empreendimento de turismo rural

A implantação de um empreendimento de turismo rural em uma fazenda exige do fazendeiro uma série de considerações sobre o potencial de sua propriedade e a sua capacidade de transformar os atrativos que ela oferece, aos visitantes, em produto turístico vendável.

O meio rural tem enfrentado uma crescente descapitalização provocada por diversos fatores econômicos. De acordo com professor Fábio M. Hosken do curso “Como Implantar o Turismo Rural em sua Fazenda” dentro desse contexto, o turismo rural surge como forma alternativa de renda, um negócio que proporciona aos proprietários rurais, manter suas propriedades produtivas, além de gerar empregos à população local. Também desperta a consciência e compreensão ecológicas, transformando-a, de forma espontânea, em agentes conservadores da natureza, sobretudo, à medida em que perceber o turismo como fonte de economia. Corresponde a uma forma de lazer saudável, com consciência ambiental, na qual valores culturais e regionais são resgatados e valorizados.

A qualificação surge como exiigência frente ao perfil do público do turismo rural e do ecoturismo que procura prestação de um serviço de alto nível.

A qualificação surge como exiigência frente ao perfil do público do turismo rural e do ecoturismo que procura prestação de um serviço de alto nível.

Depois de definida a abrangência da implementação do turismo local e regional, e feita a análise da capacidade financeira e empresarial, para que o fluxo de turistas ingresse nas localidades e represente uma demanda de consumo altamente diversificada. Torna-se importante informar e orientar os proprietários rurais da necessidade de seguir e respeitar os seguintes preceitos básicos para implantação do turismo rural: identidade própria, preservando e respeitado todas as características do ambiente; autenticidade, apresentando de forma espontânea e natural, a vocação original do ambiente rural, desde a hospedagem e alimentação até a produção e o lazer; harmonia ambiental, preservando e restaurando todo o ambiente no que se refere à estruturação física da propriedade; preservação e divulgação das raízes e costumes; e consciência ecológica.

Qualificação profissional

O perfil do público do turismo rural e do ecoturismo exige a prestação de um serviço de alto nível. Por isso, é necessário contar com uma equipe de funcionários qualificada. E é a satisfação desta, que irá determinar o retorno do hóspede e fazer com que ele indique o empreendimento para outras pessoas e grupos, garantindo, assim, a viabilidade econômica do negócio e sua sobrevivência no mercado.

No curso “Qualificação de Profissionais para Turismo Rural”, o professor elucida que “não basta você entender de qualidade de serviços, se os seus parceiros de trabalho e funcionários não tiverem a mesma compreensão. Por isso, é importante investir constantemente no aperfeiçoamento do pessoal, criando um clima de participação conjunta, troca de ideias e aprendizagem contínua. Sempre que possível, procure oferecer aos seus colaboradores uma aprendizagem profissionalizante.”.

Agroturismo

Os esportes radicais fazem parte do lazer de quem procura o agroturismo.

Conceitualmente, o agroturismo constitui uma forma amena de promover o desenvolvimento sustentável e de exercer múltiplas atividades no espaço rural, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer as áreas e atividades agrícolas, os produtos locais, a culinária tradicional e a vida cotidiana dos habitantes dessas regiões. Tudo isso sempre respeitando os elementos de civilização e as características autênticas desse espaço, bem como o meio ambiente e a tradição.

Portanto, o agroturismo ajuda a estabilizar a economia local, criando empregos nas atividades indiretamente ligadas a ele, como comércio de mercadorias, serviços auxiliares, construção civil, entre outras, além de abrir oportunidades de negócios diretos, como hospedagem, lazer e recreação.

No curso “Agroturismo - um Novo Conceito de Negócio”,  a exemplo da região Centro - Serrana no Estado do Espírito Santo, nos municípios de Venda Nova do Imigrante e de Domingos Martins, onde as propriedades rurais verticalizam diversas atividades, passando a processar parte do que produzem para comercialização e recebem visitantes que acompanham o trabalho de produção, conhecendo detalhes tecnológicos, é no beneficiamento do produto "in natura" e na comercialização sem intermediários que está o sucesso do agroturismo, que em alguns casos já representa 40% do faturamento total dos empreendimentos rurais.

O ecoturismo tem nos elementos da natureza seus principais atrativos.

O ecoturismo tem nos elementos da natureza seus principais atrativos.

Ecoturismo

O ecoturismo tem nos elementos da natureza seus principais atrativos; isto faz com seja viável desenvolvê-lo em um grande número de municípios do interior de todo o Brasil. Esse deve ser encarado como a modalidade de turismo resultante de um mundo em constante mudança, produzida por uma nova estrutura socioeconômica, em nível mundial, que investe na melhoria da qualidade de vida do ser humano e na preocupação do homem consigo mesmo, e, em decorrência, com o meio ambiente.

Utilizando em seu desenvolvimento produtos totalmente diferenciados e únicos, o ecoturismo requer equipamentos, serviços e infraestrutura especiais, além de administração e gerenciamento adequados, que vão demandar investimentos e, consequentemente, determinar a existência de custos e preços compatíveis.
 
Tendo como referência o município de Bonito - MS, modelo de turismo ecológico no Brasil, o curso “Ecoturismo, Diagnóstico, Planejamento e Operação” fornece subsídios a administradores públicos, empreendedores e estudiosos, para a implantação de unidades de ecoturismo.

Após fazer os cursos "Como Implantar o Turismo Rural em sua Fazenda", "Agroturismo" e " Ecoturismo" e ser aprovado nas avaliações, o aluno receberá um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Por: Patrícia Tristão.

Turismo Rural

 

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!