WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como alcançar o sucesso no turismo rural local ou regional

Para que o turismo rural de sua região obtenha sucesso e atraia mais turistas, deve haver uma ação conjunta dos empreendedores, além da participação ativa da prefeitura e da população

Curso CPT Como Implantar o Turismo Rural em sua Fazenda

 

O turismo rural é uma alternativa flexível, adequada a cada demanda, à especificação de cada atividade, realidade, cultura, condições políticas, sociais e financeiras de cada região. Entretanto, o primeiro passo a ser efetuado no processo efetivo de implementação desta  modalidade turística traduz-se na conscientização das pessoas por meio de palestras, oficinas,  seminários e constituição de associações contando com o apoio e participação do governo para viabilizar a elaboração de projetos, acompanhamentos  durante a implementação do turismo rural e apoio na fase de consolidação.

Quais os fatores que promovem o sucesso do turismo rural?

AÇÃO CONJUNTA DOS EMPREENDEDORES

Quanto mais propriedades envolvidas no turismo rural na região, mais opções e  consequentemente, mais atrativos e possibilidades de atrair turistas. Uma fazenda pode  oferecer hospedagem, outra pode ter apenas um restaurante com comida típica, ou produção de cachaça para degustação e venda do produto.

Uma outra propriedade pode possuir uma bela cachoeira para banhos dos turistas, ou pode participar com Agroturismo, sem oferecer hospedagem,  apenas vendendo produtos produzidos na fazenda. Enfim, são diversas as opções de lazer que em conjunto atraem mais turistas e enriquecem o município e a região.

PARTICIPAÇÃO ATIVA DA PREFEITURA

O apoio e a participação das prefeituras são fundamentais para o sucesso do turismo rural de uma região. O turista necessita de boas estradas e sinalização. A divulgação é importantíssima e, feita em parceria, torna-se mais viável e benéfica para todos.

CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO

A população deve ter conhecimento da importância da sua participação. É  necessário instruí-los e envolvê-los neste processo por meio de seminários, palestras que mostrem os benefícios que o turismo rural pode vir a trazer para o município e região, além da importância de o turista ser bem tratado na cidade para que ele retorne.

O que é preciso para a implantação do turismo rural em sua região?

Depois de definida a abrangência da implementação do turismo local e regional, e feita a análise da capacidade financeira e empresarial, para  que o fluxo de turistas ingresse nas localidades e represente uma demanda de consumo altamente diversificada, torna-se importante informar e orientar os proprietários rurais da necessidade de seguir e respeitar os seguintes preceitos básicos para implantação do turismo rural:

IDENTIDADE PRÓPRIA

Respeitar e preservar todas as características do ambiente: as atividades produtivas, a cultura étnica do proprietário e da localidade a que pertence, a topografia, o clima, o artesanato, a gastronomia, e o modelo arquitetônico das propriedades. Utilizar os elementos mais interessantes da propriedade como principais atrativos.

AUTENTICIDADE

O empreendedor do turismo rural deve apresentar, de forma espontânea e natural, a vocação original do ambiente rural, desde a hospedagem e a alimentação até a produção e o lazer.
 
Por Andréa Oliveira.

Conheça o Curso CPT Como Implantar o Turismo Rural em sua Fazenda

Confira os Cursos CPT, da área Turismo Rural e Ecológico

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!