WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

8 dicas para o sucesso do turismo rural. Confira

Assim como qualquer investimento, investir no turismo rural exige alguns cuidados, planejamentos e estudos. Além disto, boas práticas e atitudes são necessárias para se prosperar no setor

8 dicas para o sucesso do turismo rural. Confira

 

Você tem uma propriedade agrícola cheia de belos e interessantes atrativos e pretende compartilhá-la com o público, não só para terem a oportunidade de desfrutar o melhor da natureza, como para aumentar seus lucros com o turismo rural. Mas, e aí? O que fazer? Como proceder para que o empreendimento não seja um fiasco e todo o investimento empregado em infraestrutura seja perdido? A resposta a essas perguntas é fácil: assim como qualquer outro tipo de negócio, investir no turismo rural exige alguns cuidados, planejamentos e estudos. Além disto, algumas boas práticas e atitudes são necessárias para que o proprietário consiga prosperar como empreendedor no setor. São elas:

1- Disposição

O produtor rural que abrir as portas de sua casa e de sua propriedade ao público deve estar ciente que deverá ter a máxima disposição para com ele interagir, apresentando-lhes seu mundo, sua forma de viver e tudo aquilo que a vida no campo é capaz de oferecer.

2- Prestatividade

Ao receber o público, o produtor tem obrigação de estar preparado para isto, apresentando-se muito bem disposto em atendê-los em suas mais diversas necessidades. Além disto, deverá ser o mais prestativo do mundo e, com muito entusiasmo, fazer o impossível para tornar a experiência vivida por cada pessoa, durante a visitação, única em suas vidas. Afinal, atrativos como cachoeiras, animais exóticos, belos campos, fauna e flora, por aí têm aos montes. O grande diferencial, no entanto, é quem e como eles são apresentados.

8 dicas para o sucesso do turismo rural. Confira


3- Capacitação

Além das adaptações na propriedade, exigidas pelo Idestur (Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural), é fundamental um curso de capacitação para que o proprietário e seus colaboradores sejam capazes de interagir com os turistas. No caso específico do produtor rural é importante aprender algumas noções empresariais do setor.

4- Estudo da região

É fundamental para o sucesso do empreendimento que o produtor rural realize um estudo e detecte os potenciais turísticos da região e de sua propriedade, descobrindo se dentre os atrativos oferecidos há alguma coisa que possa agrupar empreendedores do setor de turismo rural na região, promovendo, também, uma sinergia que potencializa o polo turístico.

8 dicas para o sucesso do turismo rural. Confira


5- Serviços

É importante definir previamente os serviços que serão oferecidos aos turista, de forma que eles possam descobrir e explorar toda a natureza e a propriedade, sem, no entanto, agredir ou danificá-los.

6- Questões ambientais

Prestar atenção aos procedimentos realizados no dia a dia da fazenda também é fundamental para oferecer conforto e evitar acidentes com os turistas. Neste sentido, será necessário uma série de cuidados para que nada de ruim aconteça aos visitantes, como placas informativas, cercas, guardar os equipamentos de trabalho (enxadas, foices, fações, entre outros) em local apropriado, suspender o uso de produtos químicos na propriedade, entre outros.

8 dicas para o sucesso do turismo rural. Confira


7- Produção

É fundamental que o produtor saiba que não poderá abandonar suas atividades diárias na fazenda, mesmo tendo aberto as porteiras aos visitantes. Afinal, o que eles mais querem é vivenciar a vida rural. Sendo assim, não se pode contar apenas com os atrativos naturais em um empreendimento como este. Deve-se, portanto, unir produção com atração.

8- Divulgação

Paciência e divulgação, duas atitudes que devem ser levadas a sério pelo produtor rural. Afinal, leva-se tempo e exige-se muito trabalho até a capitação, conquista e fidelização do público.

Por Silvana Teixeira.
Fonte: Globo Rural.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!