WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Curso Segredos do Vinho

Segredos do vinho: tipos de uva utilizados na fabricação da bebida

As diferentes uvas são responsáveis pela cor, acidez, corpo, aroma e sabores dos vinhos produzidos

Uvas - imagem meramente ilustrativa

Etiene Carvalho, professora do Curso CPT Segredos do Vinho – Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização, destaca que o vinho deixou de ser uma bebida tomada apenas em ocasiões festivas para estar incorporada no nosso cotidiano. Assim, tornar-se um conhecedor dos segredos do vinho é um delicioso desafio para aqueles que apreciam esta bebida.

Não é segredo para ninguém que o vinho é uma bebida alcoólica obtida a partir da uva. No entanto, o que nem todo mundo sabe é que o tipo de uva a partir do qual o vinho é produzido varia muito, influenciando na cor, na acidez, no corpo, no aroma e, evidentemente, nos sabores da bebida.

Inseridos nesse contexto, conheça a seguir os tipos de uva utilizados para a fabricação de vinhos:

Cabernet Sauvignon

Um dos tipos mais populares, a uva cabernet sauvignon é de origem francesa, mas, dada a popularidade, é cultivada em todos os países que produzem vinho. A bebida obtida a partir dessa uva é mais encorpada, com taninos discretos e aromas herbáceos. Dependendo do tempo de maturação da uva, ela é capaz de produzir diferentes notas.

Malbec

Também de origem francesa, a uva malbec, porém, é muito mais potente na Argentina, que produz vinhos encorpados e concentrados a partir dela. Os vinhos feitos a partir dessa fruta são muito consumidos aqui no Brasil, pelo fato de ser, geralmente, uma bebida macia e aromática.

Tannat

Apesar de os uruguaios serem, atualmente, os maiores produtores da uva Tannat no mundo, essa fruta também veio da França. Os vinhos tannat mais jovens são mais fortes, ao passo que os mais envelhecidos apresentam maior suavidade. São caracterizados por serem encorpados, por possuírem bastante taninos e pelas notas aromáticas de frutas negras maduras, couro e especiarias.

Merlot

Sejam jovens, sejam velhos, os vinhos fabricados com uvas merlot podem ser consumidos jovens ou envelhecidos. A uva merlot é capaz de apresentar variações na composição dos vinhos dependendo da forma como é cultivada: quando em regiões mais quentes, o vinho é mais frutado e com menos taninos; quando em regiões mais frias, o vinho obtido possui menor quantidade de taninos.

Pinot Noir

Os vinhos pinot noir são mais elegantes e leves, com notas que lembram cerejas, cogumelos e frutas vermelhas maduras. Além disso, são conhecidos por apresentar um aroma peculiar de folhas úmidas e ervas, em outras palavras, “cheiro de bosque”.

Carmenère

Igualmente originária da França, a uva carmenère é considerada uma “prima” da merlot. Todavia, no foi no Chile que ela se potencializou para a produção de vinhos. O resultado é um líquido encorpado, com taninos marcantes, muito aromáticos, com notas de frutas vermelhas e sabores apimentados e frutados.

Syrah

Sabe aquele senso comum de que “quanto mais velho o vinho, melhor ele fica”? Se ele foi produzido com a uva Syrah, essa afirmação é verdadeira. Quanto mais envelhecida, melhor a bebida – que apresenta notas de mirtilo, ameixas e amoras – fica.

Chardonnay

Cultivada na Califórnia, no Chile e na Austrália, essa uva é responsável por vinhos extremamente populares, devido ao fato de que são fáceis de agradar e harmonizar. Encorado, seu aroma é frutado, variando desde o limão até o abacaxi.

Sauvignon Blanc

Por sua vez, a uva sauvignon blanc dá origem a um vinho aromático, fresco e com bastante acidez. Além de ser encorpado e complexo, seus aromas variam entre ervas, lima, aspargo e maçã verde.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional:

Segredos do Vinho – Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização
Homebrew – A Arte de Fazer Cerveja em Casa
Produção Artesanal de Whisky

Fonte: Todo Vino – blog.todovino.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!