
Existem leis que, quando aplicadas em um circuito elétrico, permitem calcular os valores dos elementos envolvidos por ele como: diferenças de potenciais, resistências e correntes elétricas em diferentes pontos do circuito. As leis a que estamos nos referindo são chamadas de “Lei dos Nós” e “Lei das Malhas”.
“Para serem aplicadas, precisamos explicar o que é nó e o que é malha, em um circuito elétrico”, afirma Prof. Tarcísio Assunção Pizziolo, do Curso CPT Capacitação de Eletricista: Eletricidade Aplicada. Define-se como nó em um circuito elétrico os pontos onde três ou mais condutores elétricos são interligados, e malha se refere aos caminhos fechados em um circuito elétrico por onde poderá haver passagem de corrente elétrica.
A Lei das Malhas estabelece que, em um circuito elétrico, a soma das quedas de tensão em cada componente de uma malha é igual à tensão aplicada na malha pela fonte de energia. Esta lei é também conhecida como “1ª Lei de Kirchoff”, em homenagem ao físico Alemão Gustav Robert Kirchoff, que formulou a Lei das Malhas e a Lei dos Nós. De acordo com a Lei dos Nós, também conhecida como 2ª Lei de Kirchoff, a soma das correntes elétricas que entram em um nó é igual à soma das correntes que saem desse mesmo nó.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Eletricidade: ciência exata e, ao mesmo tempo, abstrata. Certo ou errado?
Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.