WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Eletricidade: ciência exata e, ao mesmo tempo, abstrata. Certo ou errado?

A eletricidade é uma ciência exata, o que nos possibilita calcular seus valores, medir, aplicar e controlar seus efeitos. É, também, abstrata, pois não podemos vê-la, não tem cor, cheiro ou massa

Eletricidade: ciência exata e, ao mesmo tempo, abstrata. Certo ou errado?   Artigos Cursos CPT



A eletricidade é uma ciência exata, o que nos possibilita calcular seus valores, medir, aplicar e controlar seus efeitos. Ao mesmo tempo, ela é abstrata, pois não podemos vê-la, não tem cor, cheiro ou massa.
“O corpo humano, por sua vez, é altamente sensível à passagem de correntes elétricas, trazendo risco ao seu manuseio. Por tudo isso, é muito importante conhecer os princípios que regem a eletricidade”, afirma Prof. Tarcísio Assunção Pizziolo, do Curso CPT Capacitação de Eletricista: Eletricidade Aplicada.

Então, o que devemos fazer para compreender o que é, de fato, eletricidade?


Para responder à pergunta “o que é eletricidade”, devemos fazer um estudo que deve se iniciar a partir de uma revisão dos conceitos básicos sobre a estrutura dos materiais e sua relação com a eletricidade. Devemos estudar a natureza elétrica da matéria, ou seja, partir da estrutura atômica.

Estrutura atômica? O que é isso?


A menor porção de um elemento que pode ser dividido sem perder suas propriedades químicas e físicas é chamada de átomo. O conceito do átomo pode ser estabelecido com base no modelo descrito pelo físico dinamarquês Niels Bohr, em 1913. O modelo descreve o átomo com um formato esférico, possuindo um pequeno núcleo, no centro, circundado por um determinado número de camadas concêntricas.

O núcleo, por sua vez, contém partículas com cargas positivas, denominadas prótons, e partículas eletricamente neutras, denominadas nêutrons. Os elétrons, negativamente carregados, estão distribuídos nas camadas em torno do núcleo do átomo e se encontram girando em órbitas ao redor do núcleo. O número de elétrons e de prótons é igual, produzindo uma carga neutra no átomo.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Estudando a eletricidade? Conheça a Tensão Elétrica

Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!