WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sistema circulatório: você sabe o que o compõe e qual a sua função?

Você já deve ter ouvido falar, e muito, sobre o sistema circulatório do corpo humano, mas você sabe o que o compõe? Suas principais características e funções?

Sistema Circulatório: características principais   Artigos Cursos CPT

 

Você já deve ter ouvido falar, e muito, sobre o sistema circulatório do corpo humano, mas você sabe o que o compõe? Suas principais características e funções? Se ainda não possui essas informações ou está cheio de dúvidas, está na hora de saber mais sobre ele. O primeiro passo a saber, então, é que a função principal do sistema circulatório é proporcionar adequada nutrição e fornecer oxigênio para todas as células do corpo humano. O sangue circulante transporta material nutritivo que foi absorvido pela digestão dos alimentos e oxigênio incorporado ao mesmo, nos pulmões. Ele transporta, ainda, os produtos do metabolismo celular (excretas do organismo) até os órgãos que os eliminarão.

“No ser humano, a circulação é um sistema fechado, constituído por tubos (vasos sanguíneos – veias, capilares e artérias) que transportam o sangue. Para que este possa circular através dos vasos, há um órgão propulsor – o coração”, afirma Ricardo Zatti, professor do Curso a Distância CPT Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia, em Livro+DVD e Curso Online. 

O sistema circulatório é constituído pelas seguintes estruturas:


Sistema circulatório: constituído pelas artérias, veias, capilares e o coração.
Sistema linfático: formado pelos vasos condutores de linfa e por órgãos linfoides (linfonodos).
Órgãos hematopoiéticos: representados pela medula óssea e pelo baço.

O coração


O coração é um órgão muscular que funciona como uma bomba-contrátil propulsora. Externamente, é revestido por uma membrana protetora – o epicárdio e, internamente, possui uma camada íntima protetora, denominada endocárdio. O endocárdio é o local de desenvolvimento de uma doença infecciosa grave – a endocardite. A cavidade do coração é subdividida em quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos). Entre os átrios e os ventrículos existem orifícios que orientam a corrente sanguínea – as válvulas. O coração tem a forma de um cone e está localizado na cavidade torácica, atrás do externo e acima do músculo diafragma.

Os vasos sanguíneos


Os vasos através dos quais o sangue entra e sai do coração estão localizados na base do órgão. No átrio direito, desemboca a veia cava superior e inferior, trazendo o sangue venoso proveniente das demais partes do organismo. No átrio esquerdo, desembocam as quatro veias pulmonares que transportarão o sangue do coração para os pulmões. No ventrículo esquerdo sai o tronco pulmonar (que se bifurca em artéria pulmonar esquerda e direita). No ventrículo esquerdo sai a artéria aorta (maior artéria do corpo), transportando o sangue arterial para os demais órgãos e tecidos.

A circulação sanguínea


A circulação é a passagem do sangue através dos vasos (veias e artérias) e do coração. Nos seres humanos, observam-se dois tipos de circulação: a pulmonar e a sistêmica.

Circulação pulmonar
Nessa circulação, o sangue é bombeado do ventrículo esquerdo do coração para os capilares (pequenos vasos sanguíneos) dos pulmões. Após a troca gasosa (saída de gás carbônico do sangue e troca por oxigênio), o sangue oxigenado retorna ao coração entrando no seu átrio esquerdo. Por isso, a circulação pulmonar se refere a uma circulação coração-pulmão-coração.

Circulação sistêmica
Conhecida como grande circulação, tem início no ventrículo esquerdo e artéria aorta, de onde o sangue é bombeado para todos os tecidos do organismo. Após as trocas de nutrientes, oxigênio e excretas com as células do corpo, o sangue retorna ao coração através das veias cavas. A circulação sistêmica, por causa das características citadas, é chamada de circulação coração-tecidos-coração.

 

 

 Tipos de vasos sanguíneos

Os vasos que conduzem o sangue são as artérias, as veias e os capilares sanguíneos. Saiba quais são as principais diferenças entre eles.

- As artérias são vasos cilíndricos e elásticos. Na maioria das vezes, transportam sangue oxigenado e podem ser de grande, médio e pequeno calibre e arteríolas. O número de artérias que irrigam um determinado órgão é muito variável. Geralmente, um órgão recebe o sangue por mais de uma artéria, embora haja exceções, como os rins, por exemplo.

- As veias são tubos nos quais o sangue circula em direção ao coração. Elas partem dos tecidos periféricos para o centro do sistema circulatório. As veias são superficiais (próximo à pele ou internamente na superfície dos tecidos). Apresentam forma variável, dependendo do volume de sangue que transportam. Assim como ocorre com as artérias, podem ser classificadas em grande, médio, pequeno calibre e vênulas. O número de veias é maior que o de artérias, sendo comum a existência de duas veias acompanhando uma artéria. As veias superficiais localizam-se no tecido subcutâneo (abaixo da pele) e com frequência são visíveis pela transparência da pele. São volumosas e facilmente visíveis nos indivíduos musculosos e geralmente menos nítidas no sexo feminino.

- Os capilares sanguíneos são vasos microscópicos, interpostos entre veias e artérias, que penetram intimamente nos tecidos, promovendo as trocas de nutrientes e gases entre as células e o sangue. Estão distribuídos em praticamente todo o organismo, com exceção da pele, córnea e cartilagens.

Saiba um pouco mais sobre o organismo humano. Leia a matéria Capilares linfáticos: o que são e para que servem?

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!