WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO
Cursos da Área Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Treinamento de Recepcionista Curso Treinamento de Secretária Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Falar em Público Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 12Casa Prática 11Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 11Estética e Beleza 5Fabricação de Cosméticos 17Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 18Padaria e Confeitaria 12Pet 5Refrigeração 11Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Etapas da produção de Whisky

O whisky é uma das bebidas destiladas mais apreciadas em todo o mundo

Whisky - imagem ilustrativa

Alexandre Fontes, professor do Curso CPT Produção Artesanal de Whisky, destaca que produzir e degustar suas próprias bebidas tem se tornado um hobby fascinante para muitas pessoas. Além disso, ressalta-se que o whisky é uma das bebidas mais apreciadas no mundo todo, somado ao fato de que é considerado refinado.

A produção dessa bebida envolve uma série de etapas, que podem ser feitas de modo artesanal. O que não muda são os ingredientes básicos para a produção de whisky: grãos, água e fermento. Em uma das etapas finais, entram em cena os barris de carvalho, importantes para os aromas e os sabores presentes no whisky finalizado.

A seguir, apresentamos de forma resumida as principais etapas de produção de whisky. Fique ligado:

Maltagem

O processo de maltagem é um pouco longo e chega a durar uma semana. Com água, realiza-se uma simulação da germinação natural da cevada, dado que ela só acontece na primavera. Nesse processo, há a liberação de enzimas que facilitam a transformação dos amidos da cevada em açúcares fermentáveis, que se transformarão em álcool. Possui três etapas, conhecidas como infusão, germinação e secagem.

Maceração e cozimento

O próximo passo consiste justamente na transformação dos açúcares fermentados em álcool, que serão extraídos do malte seco e moído (farinha). Em algumas empesas, esse é o primeiro passo da produção. O malte moído é depositado em um tonel grande, para que seja misturado com água quente e para que as enzimas, mais uma vez, sejam ativadas. Durante esse processo, o malte recebe “três águas”.

Fermentação

O processo de fermentação do whisky produz uma bebida muito parecida com a cerveja, o que, para algumas pessoas, o classifica como uma “cerveja destilada”. Após o cozimento anterior, resfria-se o mosto coletado para que ele possa ser transferido para outros tonéis e para que receba leveduras, dando início ao processo de fermentação. O resfriamento é necessário pois as leveduras podem morrer caso o mosto esteja a uma temperatura muito elevada.

Destilação

Na etapa da destilação, separa-se a água do álcool por meio da transferência do mosto para destiladores de cobre. É importante ressaltar o porquê da escolha do cobre: é o metal que apresenta melhor resultado quando a superfície interage com o álcool, prevenindo impurezas e a aparição de componentes sulfúricos indesejáveis.

Maturação

É aqui que entram os barris de carvalho, local onde é feita a maturação do whisky. São rígidos e compactos, permitindo uma vedação perfeita. O carvalho também é flexível quando aquecido, o que proporciona melhor manipulação e a confecção de barris de formatos e tamanhos variados. Antes de levar o líquido para os barris, dilui-se o destilado até que chegue à graduação alcoólica de 63,5%, ótima para a maturação.

Homogeneização, filtragem e engarrafamento

Antes de engarrafar, deve-se misturar o whisky para que ele possua características homogeneizadas. Isso deve ser feito pelo fato de que, ainda que os barris possuam mesmo tamanho e formato, não são idênticos e provocam impactos diferentes na maturação da bebida. A filtragem é feita, geralmente, pelo método a frio, para que as partículas em suspensão sejam removidas. Por fim, engarrafa-se a bebida destilada, que está pronta para a comercialização.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional:

Produção Artesanal de Whisky
Segredos do Vinho – Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização
Homebrew – A Arte de Fazer Cerveja em Casa

Fonte: Single Malt Brasil – singlemaltbrasil.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!