WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Etapas da produção de Whisky

O whisky é uma das bebidas destiladas mais apreciadas em todo o mundo

Whisky - imagem ilustrativa

Alexandre Fontes, professor do Curso CPT Produção Artesanal de Whisky, destaca que produzir e degustar suas próprias bebidas tem se tornado um hobby fascinante para muitas pessoas. Além disso, ressalta-se que o whisky é uma das bebidas mais apreciadas no mundo todo, somado ao fato de que é considerado refinado.

A produção dessa bebida envolve uma série de etapas, que podem ser feitas de modo artesanal. O que não muda são os ingredientes básicos para a produção de whisky: grãos, água e fermento. Em uma das etapas finais, entram em cena os barris de carvalho, importantes para os aromas e os sabores presentes no whisky finalizado.

A seguir, apresentamos de forma resumida as principais etapas de produção de whisky. Fique ligado:

Maltagem

O processo de maltagem é um pouco longo e chega a durar uma semana. Com água, realiza-se uma simulação da germinação natural da cevada, dado que ela só acontece na primavera. Nesse processo, há a liberação de enzimas que facilitam a transformação dos amidos da cevada em açúcares fermentáveis, que se transformarão em álcool. Possui três etapas, conhecidas como infusão, germinação e secagem.

Maceração e cozimento

O próximo passo consiste justamente na transformação dos açúcares fermentados em álcool, que serão extraídos do malte seco e moído (farinha). Em algumas empesas, esse é o primeiro passo da produção. O malte moído é depositado em um tonel grande, para que seja misturado com água quente e para que as enzimas, mais uma vez, sejam ativadas. Durante esse processo, o malte recebe “três águas”.

Fermentação

O processo de fermentação do whisky produz uma bebida muito parecida com a cerveja, o que, para algumas pessoas, o classifica como uma “cerveja destilada”. Após o cozimento anterior, resfria-se o mosto coletado para que ele possa ser transferido para outros tonéis e para que receba leveduras, dando início ao processo de fermentação. O resfriamento é necessário pois as leveduras podem morrer caso o mosto esteja a uma temperatura muito elevada.

Destilação

Na etapa da destilação, separa-se a água do álcool por meio da transferência do mosto para destiladores de cobre. É importante ressaltar o porquê da escolha do cobre: é o metal que apresenta melhor resultado quando a superfície interage com o álcool, prevenindo impurezas e a aparição de componentes sulfúricos indesejáveis.

Maturação

É aqui que entram os barris de carvalho, local onde é feita a maturação do whisky. São rígidos e compactos, permitindo uma vedação perfeita. O carvalho também é flexível quando aquecido, o que proporciona melhor manipulação e a confecção de barris de formatos e tamanhos variados. Antes de levar o líquido para os barris, dilui-se o destilado até que chegue à graduação alcoólica de 63,5%, ótima para a maturação.

Homogeneização, filtragem e engarrafamento

Antes de engarrafar, deve-se misturar o whisky para que ele possua características homogeneizadas. Isso deve ser feito pelo fato de que, ainda que os barris possuam mesmo tamanho e formato, não são idênticos e provocam impactos diferentes na maturação da bebida. A filtragem é feita, geralmente, pelo método a frio, para que as partículas em suspensão sejam removidas. Por fim, engarrafa-se a bebida destilada, que está pronta para a comercialização.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional:

Produção Artesanal de Whisky
Segredos do Vinho – Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização
Homebrew – A Arte de Fazer Cerveja em Casa

Fonte: Single Malt Brasil – singlemaltbrasil.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!