
Segundo Maria Bergo, professora do Curso CPT Uso de Plantas Medicinais em Dermatologia, a babosa (Aloe vera) é uma planta africana, pertencente às liliáceas, que produz até 30 folhas por ano. Elas são quebradiças e emanam um líquido viscoso, que apresenta propriedades medicinais benéficas principalmente para a pele. Entretanto, essas folhas apresentam espinhos nas bordas, o que exige cuidado no manuseio. Seu plantio pode ser realizado em canteiros, jardineiras e vasos grandes.
Clima e luminosidade
A babosa é exigente em luminosidade e requer oito horas de luz solar por dia. Por esse motivo, o plantio de babosa deve ser realizado em área ensolarada para que a planta se desenvolva com vigor. Embora a babosa entre em estado de dormência no inverno, quando as temperaturas estão abaixo de 4°C, a planta pode morrer por congelamento.
Solo ideal
O solo ideal para plantar babosa deve ser leve, permeável e com boa drenagem. O mais recomendado é misturar 50% de terra orgânica mais 50% de areia de rio lavada. O solo deve ficar bem fofo para o bom enraizamento da planta.
Produção de mudas
O método mais utilizado para fazer as mudas de babosa é plantando-a em vasos menores para que forme os “filhotes” (brotos). Estes podem ser plantados em vasos grandes, jardineiras ou canteiros para que desenvolvam as raízes em sua plenitude.
Plantio dos “filhotes”
Os "filhotes" devem apresentar raízes bem desenvolvidas para o fácil pegamento da planta. Eles devem ser plantados em covas preenchidas com areia de rio lavada, misturada com terra orgânica. Ao redor de cada filhote, deve-se pressionar levemente para firmar a planta. O ideal é plantar cada filhote em vasos separados. No caso de plantio em canteiro, o espaçamento recomendado é de um metro entre plantas.
Transplante da muda
Se for realizar o transplante das mudas de babosa para canteiros, jardineiras ou vasos maiores, deixe-as sem água por cerca de três dias para que se recuperem mais facilmente. Inclusive, esta é uma forma de fazer com que as raízes quebradas no processo se refaçam mais rapidamente.
Rega
A babosa deve ser regada uma vez por semana e com moderação. Como é uma planta suculenta, como o cacto, armazena água em sua estrutura. Água excessiva ou encharcamentos apodrecem a raiz da babosa, o que pode matar a planta. As folhas da babosa também não podem ficar em contato direto com o solo, pois apodrecem. Uma forma de evitar isso, é distribuindo seixos (cobertura) ao redor da planta.
Conheça os Cursos CPT da Área Plantas Medicinais:
Uso de Plantas Medicinais em Dermatologia
Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais
Farmácia Viva - Princípios Ativos, Identificação e Utilização de Plantas Medicinais
Fontes: blog.plantei.com.br
dci.com.br
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.