WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Promoção 30% de Desconto na compra de 2 ou mais Cursos Online

Qual o melhor tipo de solo para plantar pimenta-do-reino?

O mais importante a se considerar refere-se à reserva de nutrientes do solo, pois baixos teores de nutrientes podem ser corrigidos pelo uso adequado de fertilizantes e corretivos

Qual o melhor tipo de solo para plantar pimenta-do-reino?   Artigos Cursos CPT

 

Para cultura da pimenteira-do-reino deve-se escolher solos com propriedades físicas adequadas. “O mais importante a se considerar refere-se à reserva de nutrientes do solo, pois baixos teores de nutrientes podem ser corrigidos pelo uso adequado de fertilizantes e corretivos”, afirma Barachisio Lisboa Casali, professor do Curso CPT Produção e Processamento de Pimenta-do-Reino”.

As propriedades físicas inadequadas, como em solos moderadamente e imperfeitamente drenados, têm provocado o aparecimento de doença causada pelo ataque de fungos no cultivo da pimenteira-do-reino.

O cultivo da pimenta-do-reino adapta-se a diversos tipos de solo, sendo mais utilizados os de textura mediana. Os solos devem ser profundos, bem drenados, porosos, permeáveis, de textura média, arenosos ou levemente argilosos. A pimenta-do-reino não suporta solos sujeitos a inundações periódicas.

Para o bom desenvolvimento da cultura, é importante que o solo apresente boa drenagem, mas com retenção da umidade. Solos muito argilosos devem ser evitados, pois, devido à sua baixa capacidade de infiltração de água, podem facilitar o encharcamento, prejudicando o sistema radicular da planta, permitindo, assim, a entrada de fungos causadores de doenças, principalmente a Fusariose.

O adensamento, a compactação ou o encharcamento do solo causa uma má aração. O que compromete o desenvolvimento das plantas, causando o apodrecimento das raízes.

A cultura da pimenteira-do-reino é feita em terrenos de terra firme, não sendo utilizados os solos de várzeas, por causa do encharcamento e do excesso de umidade, fatores estes que os tornam impróprios para o cultivo.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Vai plantar pimenta-do-reino? Então, saiba mais sobre ela!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Plantas Medicinais.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!