WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Medicina floral como método terapêutico

A energia das flores é capaz de recuperar o equilíbrio emocional, prevenindo e até curando doenças físicas

Meios alternativos de tratamento para problemas de saúde têm ganhado a simpatia e a confiança de pessoas de todas as idades. A busca incessante por um modo de vida mais saudável influi em muitas decisões que tomamos, como a adoção de um hábito alimentar mais balanceado, a inclusão do exercício físico nas atividades do dia a dia e o uso de medicamentos que sejam ao mesmo tempo eficazes e naturais. O tratamento de enfermidades através de chás e outros compostos à base de plantas é um costume muito antigo, uma sabedoria milenar que permanece ainda nos dias de hoje.

Sem qualquer tipo de substância ou procedimento industrial, a medicina floral vem se desenvolvendo ao longo dos anos por estudiosos interessados em desvendar o segredo terapêutico das flores. Dr. Edward Bach, médico inglês, foi o primeiro a divulgar uma relação de 38 composições de florais, que serviram de base para as posteriores combinações de flores. São várias as essências florais disponíveis atualmente no mercado, graças a essa lista criada na década de 1930.

O terapeuta floral Olinto Neto e os florais com os quais trabalha

O professor Olinto José de Oliveira Neto, psicólogo, sociólogo e terapeuta floral, cita Alick McInnes como um dos estudiosos mais importantes no desenvolvimento da terapia floral. Dotado de uma sensibilidade extraordinária, McInnes era capaz de sentir a radiação das flores ao tocá-las. Ainda que de olhos vendados, ele identificava cada flor que era colocada sobre a palma da sua mão e mencionava suas propriedades terapêuticas. McInnes acreditava que a radiação da energia da planta, ao entrar em contato com algum tipo de vida, seja ele humano, animal ou o próprio solo, era transferida para a outra superfície, proporcionando vitalidade e saúde a ela.

A atuação do floral sobre as emoções humanas

Bach conseguiu provar, através de sua atividade médica, que a condição mental de cada pessoa está diretamente relacionada à doença física que a aflige. Segundo Bach, todo ser humano tem uma personalidade emocional que é capaz de explicar a sua reação dentro de um determinado contexto e de uma determinada situação. Desse modo, a partir do seu vasto conhecimento sobre o comportamento humano e sobre as plantas, ele conseguiu identificar de maneira surpreendente qual espécie de flor tem o componente necessário para agir em um estado emocional específico.

Houve uma época em que Bach abdicou de seu exercício como médico para se dedicar inteiramente ao estudo das flores, tentando descobrir o modo como cada uma delas age no organismo humano. Para tanto, mudou-se para o campo e começou a observar tudo o que fosse interessante para a pesquisa que se propôs a desenvolver. As descobertas dessa época tiveram uma contribuição de inquestionável relevância para a medicina floral, influenciando vários estudos ao redor do mundo. Como cada país tem suas espécies particulares de flores, inúmeras novas essências foram criadas tendo as flores da Inglaterra como referência.

Usos e benefícios dos florais

Flor francesa utilizada na produção de florais

Florais têm o poder de harmonizar emoções, podem ser usados sozinhos ou como auxílio de algum tratamento médico convencional. Por ser de origem natural e produzida segundo técnicas caseiras, a terapia floral não tem contraindicações e não interfere no efeito dos remédios alopáticos e homeopáticos. Além disso, os florais não apresentam efeitos colaterais e não causam dependência.

Olinto Neto alerta para o fato de que o tratamento à base de florais deve ter uma duração mínima de dois meses. O mesmo lembra que as essências podem ser utilizadas para a aplicação tópica, ou seja, uso externo em algum tipo de ferimento ou lesão na pele. O modo de preparo dos florais pode ser variado para atender a outras finalidades, dependendo sempre da necessidade da pessoa que o utilizará. Eles podem, por exemplo, atuar como colírios ou como líquidos que harmonizam e purificam o ambiente.

As flores e suas energias

De acordo com o terapeuta floral, toda planta é uma entidade completa. Ela é caracterizada segundo a sua história, a sua essência e as substâncias que a constituem. Assim como o ser humano só pode ser caracterizado a partir de uma visão que configure todas as suas partes componentes, as flores também só podem ser definidas a partir da junção de todos os elementos que a constituem. Olinto Neto afirma que as flores são as plantas mais evoluídas, prova disso é que cada uma delas corresponde a um determinado quadro emocional humano.

Bach acredita que a doença é o resultado do conflito entre a personalidade e o “eu superior” de cada pessoa. Diferentemente da medicina tradicional, a medicina floral não pretende atacar a doença para que a pessoa se sinta melhor. Os florais agem no nosso corpo através de vibrações positivas que têm efeito imediato sobre o modo como vemos tudo ao nosso redor e a nós mesmos.

Flor da região mineira do Quadrilátero Ferrífero usada na produção de florais

A função da terapia floral é propiciar o equilíbrio emocional e mental, pois somente estando saudável emocional e mentalmente uma pessoa terá condições de se livrar de quaisquer enfermidades físicas. A medicina floral acredita que a cura é um processo centrífugo, ou seja, de dentro para fora. Assim, o bem-estar físico nada mais é que uma consequência da serenidade espiritual e da felicidade interior, reações proporcionadas pela energia das flores.

O Curso de Florais: Preparo e Utilização, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas,  traz informações sobre essa medicina natural e fascinante que tem ajudado muita gente a se curar de doenças físicas e psicossomáticas em todo o mundo. Além de discorrer sobre a origem do estudo dos florais e da sua evolução ao longo dos anos, o curso ensina a fazer um diagnóstico preciso de cada caso antes do início do tratamento. Para tanto, deve-se compreender que cada indivíduo tem uma personalidade única, com traços próprios, necessitando, assim, de essências específicas para equilibrar seu estado metal, emocional e espiritual.

Qualquer pessoa pode preparar as essências florais se seguir todas as orientações disponíveis no curso. Vale lembrar que elas podem ser usadas tanto para o consumo próprio quanto para a venda, sendo uma boa opção de negócio para complementar a renda.

Por Camila Guimarães Ribeiro

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Paulo Renato Menezes

14 de jun. de 2017

Também preciso entrar em contato com o professor Olinto, obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de jun. de 2017

Olá, Paulo.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Os contatos do Professor Olinto foram enviados para o e-mail cadastrado em seu comentário.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Mirlene Maria de Souza

25 de abr. de 2014

Bom dia! Preciso entrar em contato com o Olinto não tenho o telefone atual.Vocês poderiam me ajudar?

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de abr. de 2014

Olá, Mirlene!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Os contatos do Professor Olinto, foram enviados para o e-mail cadastrado em seu comentário.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?