WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pulgas causam dermatite em cães? Sim, causam!

Muitos cães apresentam alergia à picada de pulgas acarretando em lesões de pele, conhecidas como dermatite alérgica por picada de ectoparasitas

Pulgas causam dermatite em cães? Sim, causam!   Artigos Cursos CPT

Parasitas externos são aqueles que vivem ou invadem a pele ou o pelo do cão. Estes parasitas além de causar irritação, também podem acarretar algumas doenças, não só para o animal como também para as pessoas que com ele convivem. “Os principais parasitas externos dos cães são as pulgas e carrapatos, mas também podem ser atacados por mosquitos, moscas e outros animais indesejados”, afirma Alessandra Sayegh Arreguy Silva, professora do Curso CPT Capacitação de Auxiliar Veterinário - Cães e Gatos.

No verão, devido ao clima quente e à umidade, é comum o aumento de carrapatos e pulgas nos animais de estimação. Como muitos deles apresentam alergia à picada desses parasitas, junto com a incidência aumenta também os casos de lesões de pele, conhecidas como dermatite alérgica por picada de ectoparasitas, sendo mais comum a dermatite alérgica por picada de pulga.

Esses parasitas causam mal-estar e alergias aos cães, que passam a se coçar vigorosamente, sendo a causa mais comum de doenças cutâneas. Essa alergia é causada por uma reação do cão à saliva da pulga. A reação alérgica leva a um edema local com coceira, pápulas, crostas e perda de pelo. As lesões podem ser localizadas, principalmente, na região dorsal, coxas, virilha e abdômen, que são regiões do corpo onde os parasitas preferem ficar. Em alguns casos mais severos, esses problemas podem ser observados por todo o corpo do animal. Um fator que pode mascarar esse problema é que os animais mais sensíveis desenvolvem o hábito de se lamber, eliminando grande parte do vetor, apresentando poucas pulgas, o que leva os donos a acharem que as pulgas não são a verdadeira causa do quadro alérgico.

Os filhotes que apresentam contato com pulgas tendem a apresentar menor susceptibilidade à alergia na fase adulta do que os que não tiveram contato. Outro dado interessante é que, em adultos, os que possuem contato constante com a pulga, consequentemente, com a sua saliva, tendem a apresentar menos sensibilidade. Mas isso não quer dizer que o dono deve deixar o seu cão ter contato com esse parasita. De forma geral, quanto mais velho o animal maior é a alergia.

Embora qualquer cão possa ter uma reação alérgica, cães idosos são mais susceptíveis do que os filhotes, e determinadas raças caninas apresentam maior predisposição às doenças alérgicas. As principais são: Beagles, Boxers, Bulldogs, Cocker Spaniels, Collies, Dálmatas, Golden Retrievers, Irish Setters, Labrador Retrievers, Lhasa Apsos, Poodles, Pugs, Rottweilers, Schnauzers, Shih-Tzus Terriers.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


 

- Vai contratar um Auxiliar de Veterinário? Cuidado! Não erre na escolha
- Auxiliar de Veterinário: essa profissão existe? É legalizada?

Conheça os Cursos CPT da área Pet.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?