
O primeiro passo antes de cruzar o cão com a cadela é planejar o que fazer com os filhotes. Além disso, deve haver espaço adequado para cuidar dos cães recém-nascidos até serem vendidos ou doados para alguém. Assim que estiver tudo planejado, o tutor pode pensar em escolher o parceiro ou a parceira para o cruzamento em propriamente dito. Nada deve ser feito sem total consciência, pois os filhotes necessitam de um lar amoroso onde possam viver com conforto e bem-estar.
Nesse sentido, escolhemos algumas perguntas com respostas para que você possa tirar suas dúvidas a respeito desse assunto. Vamos a elas?
Quando o cão e a cadela podem cruzar pela primeira vez?
A recomendação de médicos veterinários experientes é que o cruzamento entre cães e cadelas ocorra a partir do terceiro cio para a fêmea e após 18 meses de vida para o macho.
E quanto ao tamanho do casal?
Para a manutenção da boa saúde da cadela durante a gestação, ao parto e pós-parto, é indispensável que o macho seja do mesmo tamanho dela. Quando o cão é muito maior que a cadela, são gerados filhotes grandes, o que torna o parto complicado. Sem falar dos problemas na amamentação.
Quais os principais cuidados antes do cruzamento?
Os principais cuidados antes do cruzamento são o check-up do casal no médico veterinário. Todas as vacinas devem estar em dia, assim como a proteção contra parasitas (pulgas e carrapatos) e vermes. Vale destacar que algumas doenças são hereditárias, como problemas cardíacos. Nesse sentido, deve ser realizado um histórico minucioso dos progenitores e do animal.
É importante socializar o casal antes do cruzamento?
A socialização do cão com a cadela é fundamental para o sucesso do cruzamento. A recomendação é que isso seja feito antes do início do cio. Dessa forma, dificilmente haverá rejeição, principalmente se a socialização for realizada na casa do macho, que se sente mais tranquilo em seu território. Já a fêmea não tem esse problema, pois se adapta bem em outro ambiente.
Como ocorre o cio em cadelas?
Os intervalos entre cios variam entre 6 e 8 meses e cada cio se estende ao longo de três semanas. Geralmente, os sinais indicativos do cio são os seguintes: maior frequência em urinar, vulva intumescida, sangramentos leves, agitação e desobediência. Embora o cão seja atraído pela cadela quando no período do cio, ela se nega a copular.
Como ocorre o cruzamento?
No cruzamento, o macho sobe na parte traseira da fêmea. Assim que ocorre a cópula, ambos permanecem virados, com as partes traseiras grudadas, por cerca de 30 minutos. Em hipótese alguma, eles devem ser separados, nesse período, pois é quando ocorre a fecundação. Além disso, ao forçá-los a se separarem, ambos podem se machucar. Sendo assim, permita que a separação ocorra naturalmente.
Conheça os Cursos CPT da Área Pet:
Como Cuidar e Educar o Seu Cão
Fonte: Dog Hero
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.