
Para impedir a procriação ou mesmo prevenir problemas na próstata dos machos, o médico veterinário realiza a castração dos cães. Este é um procedimento cirúrgico invasivo, que exige anestesia geral. Enquanto nos cachorros a castração remove os testículos, nas cadelas a cirurgia remove os ovários e o útero. Como podemos perceber, são interferências cirúrgicas drásticas, que requerem cuidados pós-castração essenciais para a rápida recuperação do animal.
Cuidados pós-castração
Após a castração, o cachorro ou a cadela deve passar por observação na clínica veterinária até terminar o efeito do anestésico. Assim que isso ocorrer e o animal estiver bem, o tutor pode levá-lo para casa. Em casa, o pet deve repousar na sua caminha para começar a se recuperar. Também devem ser disponibilizados água e ração para que o animal se hidrate e se alimente quando quiser.
Se o cão ou a cadela não quiser se alimentar nem beber água, não se preocupe, pois como recebeu soro ele (ela) poderá não sentir fome nem sede nas primeiras horas pós-castração. Outro cuidado a ser tomado é em relação aos medicamentos. Como o animal passou por procedimento cirúrgico invasivo (incisão), para não sentir dor, ele deve tomar analgésico na hora e por tempo certos.
Até a incisão cicatrizar, o pet deve usar roupinha cirúrgica e/ou colar elisabetano. Caso contrário, ele pode lamber, coçar e contaminar o corte, ou mesmo remover o curativo, o que poderia resultar em uma nova cirurgia de urgência. Na data de retorno, o pet deve ser levado ao veterinário para avaliação e remoção dos pontos.
Repouso absoluto
O local onde o animal dorme deve ser o mais confortável possível para o seu bem-estar. Para isso, ele deve contar com caminha, coberta ou lençol próprios para repousar. Esse repouso deve ser absoluto para que os pontos não abram nem surja um caroço no local da cirurgia (pode se tornar uma hérnia).
Sintomas pós-castração
Após a castração, o cachorro ou a cadela pode se recusar a comer, pois o anestésico pode causar enjoo e vômitos. Além disso, o pet pode sentir uma leve dor no local da cirurgia mesmo tomando analgésico. Sem falar que o pet pode ficar sonolento, perder o apetite e apresentar incontinência urinária. Tudo isso é normal se não persistir por tempo prolongado. Se os sintomas persistirem, o tutor deve procurar o médico veterinário responsável pela cirurgia.
Medicamentos e curativos
O cachorro ou a cadela castrado (a) deve tomar os medicamentos de acordo com a prescrição do médico veterinário para que não surjam complicações pós-cirúrgicas. Além disso, os curativos devem ser trocados para a limpeza e desinfecção dos pontos da incisão. Tudo seguindo as orientações do profissional.
Após tirar os pontos
Os pontos são removidos, sem anestesia, pelo médico veterinário. Após a remoção, o animal pode viver normalmente brincando, correndo e se divertindo com seu tutor. Entretanto, a rápida recuperação do animal depende de todos os cuidados recomendados pelo médico veterinário após a castração.
Conheça os Cursos CPT da Área Pet:
Como Cuidar e Educar o seu Cão
Primeiros Socorros para Cães e Gatos - Principais Acidentes
Fonte: petlove.com.br
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.