WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Antes de adotar um cãozinho, pense bem!

De forma geral, as pessoas não levam em consideração diversos fatores antes de adotar um cão. Grande erro! É necessário pensar muito para que esta decisão não se torne um verdadeiro terror

Antes de adotar um cãozinho, pense bem!   Artigos Cursos CPT

 

De forma geral, as pessoas não levam em consideração diversos fatores antes de adotar um cão. “De forma geral, dicam sensibilizadas ao passar na frente do pet shop e ver aquele filhotinho fofinho muito sensível e atraente”, afirma Lucas Bonoto, professor do Curso a Distância CPT Como Cuidar e Educar o seu Cão.

É necessário pensar em uma série de coisas para que esta decisão não se torne um verdadeiro terror. É necessário considerar primeiro que esse mesmo filhote que hoje está pequeno e fofinho vai crescer e ficar em sua companhia por cerca de uma década. Além disso, ele necessita de cuidados e não é um objeto que depois de um tempo você possa jogar fora, ou dar para alguém quando o impulso acabar.

Depois de tomada a decisão de comprar ou adotar um cachorro, você se torna imediatamente responsável por ele. Como ele é totalmente dependente de você, é necessário refletir se sendo um novo dono você terá condições de oferecer ao cão um local para a sua sobrevivência com espaço para dormir, brincar, comer, beber água e se interagir.

Decidindo que realmente quer adotar um cãozinho, é necessário saber escolhê-lo, de acordo com suas intenções. Para que a escolha não seja equivocada e para que você tenha alegrias por dez anos, em vez de aborrecimentos por uma década. A primeira pergunta a ser feita é: para que eu quero um cachorro?

Essa pergunta é muito importante, e a resposta a ela vai influenciar em todas as outras. O cão pode ter diversos objetivos em um novo lar, e o tipo de cão a ser adquirido vai modificar totalmente em função desse objetivo. Fica fácil entender que um cão para proteger um quintal é diferente de um cão para conviver com os seus filhos adolescentes e que é totalmente diferente do cão que vai viver com um casal de idosos. Se você tem muito espaço e um quintal, pode escolher alguns tipos de raça. Mas, se o novo inquilino vai viver confinado em um apartamento, essa condição deve ser considerada.

Se o novo dono é do tripo calmo, tranquilo e não gosta muito de passear, não deve escolher uma raça que seja muito agitada como um Labrador, Border coolie ou um Fox paulistinha. Veja que nesse exemplo não foi considerado o tamanho do cão, pois nesses temos um grande, um médio e um pequeno. Essas raças, por serem muito agitadas, vão acabar dando dor de cabeça, querendo brincar e sair o tempo todo. Por outro lado, se você já é uma pessoa que gosta de exercícios ao ar livre, não deve escolher ter um Pug ou um Shih-Tzu, pois são raças que não suportam exercícios.

Se o cão vai conviver com crianças, para a segurança delas, deve-se esxolher raças com temperamento tranquilo, que convivam bem com elas, como o Boxer ou o Golden. Imagine raças tradicionalmente estressadas como o Pequinês ou Pinscher, quando a criança começar a colocar a mão em sua boca, colocar o dedo em seu olho ou subir em cima para montar cavalinho.

Portanto, reflitam muito sobre se realmente querem um novo amigo. Decidido que sim, deverá, antes de tudo, definir qual é o objetivo com esse novo amiguinho. Decidido o objetivo, você pode passar para o segundo passo que é escolher a raça, que proporcionará mais chances de acerto, qual o temperamento, comportamento e porte do cão. Evidentemente que se pode definir essas qualidades com um cão sem raça definida.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- COMUNICAÇÃO: maior entrave entre os cães e os homens
- Meu cão, super dominante, acha que ele é o dono da casa!
- Por que adotar um cão de personalidade intermediária?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pet.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?