WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Escola de informática: como evitar falhas e obter sucesso

No primeiro dia de aula da escola de informática, o diretor deve dispor de uma lista com tudo o que precisa ser providenciado, para checar se tudo está funcionando como planejado, e assim, obter sucesso

Escola de informática: como evitar falhas e obter sucesso.

 

No primeiro dia de aula da escola de informática, o diretor deve dispor de uma lista com tudo o que precisa ser providenciado, para checar se tudo está funcionando como planejado. No dia, a escola deve estar pronta para satisfazer o seu cliente, incentivando este a dar o melhor de si para aprender o conteúdo ministrado durante o curso.

Entretanto, o diretor deve ter consciência de que esses procedimentos devem ser realizados todos os dias, ou seja, ele e os outros colaboradores devem considerar que todo dia é o primeiro dia. Sempre que chegar à escola, o empreendedor deve estar com esta mentalidade.

Além disso, tanto o proprietário da escola de informática como os colaboradores devem manifestar empolgação, para que os alunos da mesma forma se empolguem. Isso é bastante motivador!

É importante, no primeiro dia de aula, fazer uma reunião com os professores e mostrar toda a sistemática, desde a administração, já delegando funções e limites, para que a secretária não entre na aula do professor nem este entre na secretaria.

É válido dar treinamento de incentivo com renomados consultores, exibir CDs de palestras específicas, mostrar para o colaborador que ele está começando uma nova etapa da vida. Um caminho de sucesso!

Na primeira aula do aluno, o computador deve estar desligado, para que este aprenda a ligá-lo.

Na primeira aula do aluno, o computador deve estar desligado, para que este aprenda a ligá-lo e a observar a inicialização do sistema operacional do computador. 

O primeiro dia de aula
 
No primeiro dia de aula, o diretor deve se apresentar, bem como apresentar os colaboradores da escola de informática, especificando a função e o nome de cada um.

Alguns telefones devem ser disponibilizados aos alunos para que estes tirem dúvidas, seja da matéria ou de critérios da escola.

Primeiro dia de atividade do novo aluno

→ Na primeira aula do aluno, o computador deve estar desligado, para que este aprenda a ligá-lo e a observar a inicialização do sistema operacional do computador.

→Explique a ele que o sucesso da aprendizagem depende da atenção com que ele lê cada tela, realizando todos os exercícios.

→Os alunos deverão colocar seu respectivo nome (podendo ser apenas o primeiro nome ou sobrenome) em todos os trabalhos a serem impressos, para determinar a autoria do projeto.

Como evitar falhas e obter sucesso

→Se um professor não puder comparecer para ministrar a aula, o empresário deve ter uma outra pessoa para substituí-lo. A escola sempre deve ter esta pessoa, que pode ser outro professor ou o próprio empresário, que pode se atualizar para isso. Assim, é fundamental o planejamento do curso e o diário de classe, para que o professor substituto saiba a matéria que deve ser dada. De forma nenhuma, a aula pode deixar de ser ministrada.

→Outra falha muito comum em laboratórios de escolas de informática são computadores com problemas, ou com falta de manutenção preventiva, que começam a dar problemas durantes a aula. Todas as máquinas funcionando perfeitamente e com todos os programas funcionando, e com a mesma configuração, é condição mínima para o funcionamento do laboratório de informática. O empresário deve contratar um técnico para a manutenção das máquinas e sempre checar se os procedimentos de manutenção preventiva estão sendo executados por esse técnico.

O uso de terminais com máquinas remotas no laboratório facilita muito o trabalho de manutenção de softwares.

O uso de terminais com máquinas remotas no laboratório facilita muito o trabalho de manutenção de software e de uniformidade entre as máquinas.

→O uso de terminais com máquinas remotas no laboratório facilita muito o trabalho de manutenção de softwares e de uniformidade entre as máquinas. Com o uso desse sistema, o empreendedor sabe que todos os programas estão instalados e com a mesma configuração para todos os alunos. Isso facilita para o aluno, que pode escolher qualquer máquina, sem estranhar a sua configuração.

→O professor rude ou que responde mal o aluno é bastante comum, principalmente, quando este colaborador não é treinado, ou não ocorre o acompanhamento de seu trabalho. Este pode ser um fator decisivo para a perda de alunos e uma má reputação de sua escola. Quando um aluno apresenta alguma dúvida que o professor não saiba responder, este não deve enrolar ou demonstrar que não tem como resolver. Deve sempre se colocar à disposição, se não souber, procurar pesquisar, verificando o que pode ser feito. Caso não encontre a solução, deve comunicá-la ao aluno, mas nunca descartar a possibilidade sem tentar.

→O diretor deve designar um funcionário específico, para abrir e fechar a escola de informática. Aquele com esta função deverá chegar entre 15 e 30 minutos antes, para a escola estar aberta e funcionando perfeitamente, no horário marcado para o início das atividades.

→Tudo que for prometido para o aluno deve ser cumprido. O aluno não pode, de forma alguma, sentir-se enganado. Caso contrário, a escola de informática poderá perder alunos por desistência ou na propaganda de boca a boca.

→A escola jamais deve deixar de registrar funcionários, registros ou contratos de professores e contrato de aluguel. Estes devem ser sempre renovados com antecedência.

→A escola deve comprar tudo à vista porque, na prestação de serviços, o empreendedor não saberá se terá o recurso disponível no futuro, garantindo, assim, a eficiência dos trabalhos.

→Se o diretor optar por ter somente uma secretária, nos horários em que ela não estiver presente, como na hora do almoço e à noite, pode-se trabalhar com estagiários, que são de custo mais baixo e podem ser os próprios alunos da escola de informática.

→Geralmente, as escolas de informática utilizam alunos que se destacaram, para atuarem como monitore. Com isso, eles aprimoram seus conhecimentos.

Por Andréa Oliveira.

Confira os Cursos CPT, da área Pequenas Empresas, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre os cursos, destacam-se:

Curso CPT Curso Como Montar uma Escola de Informática

Curso CPT Como Montar uma Oficina de Encadernação

Curso CPT Como Montar e Administrar uma Creche

Curso CPT Como Instalar e Administrar uma Escola Infantil

Curso CPT Como Montar e Gerenciar uma Livraria

Curso CPT Como Montar e Operar uma Oficina de Papel Artesanal

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!