WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Encadernação: Sistema Otabind, lombada e brochura suíça

Para atender as exigências do mercado, as oficinas de encadernação dispõem de algumas excelentes opções, como Sistema Otabind, lombada (raspada, costurada e perfurada) e brochura suíça

No mercado, há inúmeros tipos de encadernação.

No mercado, há inúmeros tipos de encadernação: lombadam raspada, costurada e perfurada; Otabind e brochura suíça.

Atualmente, o mercado consumidor exige cada vez mais qualidade no aspecto de facilidade de uso e durabilidade de livros, cadernos e apostilas. Entretanto, a grande preocupação dos encadernadores tem sido conferir resistência ao arrancamento das páginas, descuidando da praticidade e da resistência dos encadernamentos.

O desejado pelo leitor-consumidor é um produto que tenha uma abertura plana, estável, e que permita a sua manipulação com apenas uma das mãos. Quanto à vida útil, uma boa encadernação pode durar de 15 dias a 5 anos.

Para atender essas exigências, o mercado dispõe das principais opções de encadernação:

→Lombada raspada e colada em um ou dois estágios;
→Lombada costurada e colada em um ou dois estágios;
→Lombada perfurada e colada em um ou dois estágios;
→Encadernação Otabind;
→Brochura suíça.

Lombada raspada e colada em um ou dois estágios

O processo mais difundido e de menor ciclo de produção é a raspagem do miolo, seguida da aplicação de cola. Quando se utiliza cola fria (emulsões de PVA), o processo pode ser manual ou automático. O resultado é um produto com abertura plana e de fácil manuseio. É bom salientar que a presença de tinta, vernizes e silicone na lombada prejudica a colagem em qualquer circunstância.

Nesse tipo de encadernação, é obrigatório que o sentido de fibra esteja paralelo à lombada. Caso contrário, o produto ficará deformado, com ondas pronunciadas na frente e rugas na lombada.

A lombada é primeiramente cortada, separando-se as folhas do miolo. Em seguida, esta é fresada por ferramenta apropriada, para aumentar a área de colagem. Essa fresagem pode ser feita por um dispositivo especial (notch), que abre sulcos uniformes perpendiculares à lombada.

A encadernação deve ter qualidade e durabilidade.

Qualquer que seja o sistema escolhido para a encadernação, deve-se garantir a qualidade e durabilidade do produto.

Lombada costurada e colada em um ou dois estágios

Para encadernar produtos com alta vida útil (geralmente acima de cinco anos), o processo mais confiável para manter as páginas unidas e com abertura plana é costurar previamente o miolo antes do encapamento. Normalmente, isso é feito com emulsões, pois os adesivos hotmelt ainda têm problemas de durabilidade acima de três anos. O miolo pode ser reforçado com tecido ou papel kraft, sendo, nesse caso, necessário o uso de equipamento com dois estágios na encadernação.

Uma alternativa para a costura convencional é o uso das costuras "falsas" (tipo Brehmer e Petratto) que costuram o caderno pela lombada antes da última dobra.

Essa alternativa reduz o ciclo de fabricação, tornando-o mais atrativo economicamente, mas o fio aplicado na lombada em ambos os processos, reduz a adesão entre os cadernos e entre o miolo e a capa. Nesse caso, o uso de reforço na lombada é recomendado.

Lombada perfurada e colada em um ou dois estágios

A perfuração da lombada tem como objetivo substituir as operações de costura com fio de tecido por uma película de adesivo, que tenha a habilidade de penetrar rapidamente nas ranhuras feitas no papel durante a encadernação. Esse processo tem melhor desempenho com a aplicação de emulsão em dois estágios, em papéis não revestidos e com macroporos, sem impressão ou aplicação de silicone na lombada e depende fundamentalmente da qualidade da perfuração.

Catálogos e livros apresentam boa resistência e abertura plana com essa encadernação, a custos similares ao processo com dois estágios.

Sistema Otabind
 
Esse sistema, desenvolvido na Finlândia, necessita de equipamento especial para sua aplicação. A lombada pode ser cortada, costurada ou perfurada e, sobre ela, é aplicada uma emulsão, em um ou dois estágios (geralmente um).

Uma tira de tecido ou de papel crepe é colocada como reforço, colada apenas lateralmente, na primeira e última página do miolo, com adesivo de emulsão ou hotmelt. Um coleiro adicional aplica, fora da área do material de reforço, um filete de emulsão para a fixação da capa.

Brochura suíça

Esse sistema é similar em muitos aspectos ao Otabind, mas apenas um lado da lombada é fixado na capa. Aplica-se um filete de cola hotmelt, ao longo da lombada, afastado de 1 a 5 mm desta, e então coloca-se a capa. Esses dois sistemas apresentam livros com excelente aspecto visual e abertura plana. Todavia, exigem investimentos maiores no equipamento de encadernação.

Qualquer que seja o sistema escolhido para a encadernação, esse, por si só, não irá garantir a qualidade e o custo do produto, se todas as variáveis envolvidas, desde o projeto até a entrega do produto acabado, não estiverem sendo monitoradas por operadores devidamente habilitados.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Silvania

10 de jan. de 2018

Gostei muito! Obrigada!

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de jan. de 2018

Olá Silvania,

Que bom que você gostou do nosso artigo, isso é muito gratificante para nós.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?