WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ecoturismo, aventurar-se sem destruir a natureza

Deve haver um planejamento adequado para que a implementação do turismo seja eficaz e gere lucros à região

 

 Faça ecoturismo sem prejudicar a natureza

Antes de tudo, devemos salientar que, ao analisar um produto ou programa turístico, o cliente analisa o que está presente no folheto ou no programa, sem a presença de especialistas na área. Vemos, muitas vezes, que alguns operadores brasileiros vêm desenvolvendo produtos de forma imcompleta, o que compromete sua comercialização e seu marketing.

Por outro lado, uma lojística bem elaborada pelos operadores, como transporte, serviços, atividades, guiagem entre outros, influencia muito na decisão de compra dos produtos ecoturísticos. Além disso, toda a informação enviada de forma clara aos potenciais compradores não só economizará custos de comunicação como também tempo de operação.

 

Não apenas isso, mas como parceiros na maior indústria do mundo, os profissionais do turismo têm um papel cada vez mais poderoso e estratégico a desempenhar na formação do desenvolvimento econômico e das condições ecológicas de nosso ambiente global, mesmo porque o turismo vem perdendo o aspecto de uma atividade de trabalho ideal e não poluidora.

 

Consquentemente, “é agora a hora de a indústria de turismo se preocupar sobre como pode planejar e promover a legitimidade a longo prazo daquilo que é oferecido aos visitantes, sem comprometer a qualidade do meio ambiente e a autenticidade das diversas culturas”, afirma o especialista Wester Valentim de Moraes, engenheiro florestal, pós-graduado em ecoturismo, e professor do curso Agência de Ecoturismo - Estrutura, Operação e Elaboração de Roteiros.

 

No que diz respeito ao mercado, o ecoturismo é um segmento que tem crescido em um ritmo considerável, ao longo dos anos. Apesar da ausência de estatísticas oficiais, relativas à dimensão do mercado, estima-se que 10% das pessoas que viajam sejam ecoturistas.

 

Ecoturismo Sustentável

 

- Promover o desenvolvimento equilibrado nos diversos setores, para não sobrecarregar nenhum recurso que possa exaurir ou se degradar com o uso desordenado;

 

- Melhorar a qualidade de vida das comunidades locais, atuando como parceiros, para gerar uma boa percussão no marketing;

 

- Assegurar a qualidade da experiência dos turistas, proporcionando um padrão pré-estabelecido, em que o produto comercializado seja realmente vendido, sem causar frustrações aos turistas;

 

- Manter a qualidade do meio ambiente , dentro dos limites de mudanças aceitáveis para a utilização de cada recurso.

 

Ecoturismo e Meio Ambiente

 

O desenvolvimento econômico e social de uma região vêm de um planejamento ordenado, que setoriza as ações e define estratégias de ações que expressem o desejo e o potencial da região. Como consequência, o resultado positivo da atividade turística realçará com o aumento do fluxo de turistas, com necessidades variadas. Assim, haverá aumento nas rendas.

 

Já o enriquecimento cultural e incremento de contatos sociais de uma região irão aumentar o contato de pessoas das mais diversas culturas e tradições, resultando no reconhecimento de um público específico que passe a visitar o local com mais frequência, o que diminui a sazonalidade.

 

Da mesma forma, o desenvolvimento de infra-estrutura e serviços urbanos bem como o melhoramento da qualidade ambiental dos sítios de interesse turístico e das zonas adjacentes tendem a ser um ordenamento correto do espaço físico, com o intuito de proporcionar lazer e segurança não só para os ecoturistas como para as comunidades locais. Assim, essas infra-estruturas devem ser condizentes não só com o prazer do ecoturista, mas também com a comunidade local, priorizando suas necessidades.

 

Aspectos Negativos

 

- Degradação Ecológica: ocorre quando se pensa na atividade turística com lucros a curto prazo, monopolizando a atividade e trabalhando sem o envolvimento de setores que contribuem para o sucesso da atividade como um todo. (ex.: não se coleta o lixo)

 

- Destruição da paisagem ou a má utilização do ambiente natural: devem-se definir as áreas onde serão trabalhadas as atividades ecoturísticas para não gerarem impacto ao meio ambiente.

 

- Má ocupação do solo: ocupar o solo é uma questão primordial para não haver conflitos de usos de públicos e de atividades a serem desempenhadas em determinado local. Daí a necessidade de se definir áreas distintas para usos e públicos distintos.

 

- Destruição de valores tradicionais: nem sempre o crescimento do turismo é controlado e organizado. Daí o surgimento do turismo sexual, da exploração do turista e não do turismo, da proliferação das drogas entre outros.

 

Por Andréa Oliveira

 

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?