Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vozes e emoções: qual relação entre eles?

A forma de falar está intimamente ligada às emoções de quem fala. Transmite ansiedade, raiva, alegria, enfim, todas as experiências adquiridas durante a vida que foram se somando

Vozes e emoções: qual relação entre eles?    Artigos Cursos CPT

 

A forma de falar está intimamente ligada às emoções de quem fala. Transmite ansiedade, raiva, alegria, enfim, todas as experiências adquiridas durante a vida que foram se somando. Então, imagine se o professor puder modular essa forma de falar e, com isso, direcionar as emoções transmitidas através dela. “Será perfeito, para conseguir o efeito necessário no momento certo, durante uma aula”, afirma Jeane Doucas, professora do Curso a Distância CPT Técnicas de Ator para Professores, em Livro+DVD e Curso Online.

Veja alguns exemplos de como o tom de voz e a maneira de falar podem transmitir intenções para quem está ouvindo. São exemplos grosseiros, apenas para ilustrar. Não quer dizer que todas as pessoas que falam de uma determinada forma possuem exatamente essas características que vamos citar aqui. Mas, quem estudou esse tema observou que, na maioria das vezes, é o que é transmitido.

- Falar aos gritos: franqueza extrema ou extrema falta de educação.
- Articulação vacilante: maneira descontrolada de falar, ora fala para cima ora fala para baixo, mostra ser uma pessoa excessivamente emotiva e insegura.
- Voz rouca e num tom baixo: sedução.
- Voz forte e clara: pessoa de talento.
- Voz muito doce e pausada: pessoa hipócrita.
- Voz bem articulada: pessoa prudente.

“Usar palavras arcaicas, inusitadas, frases raras significa satisfação intelectual consigo mesmo, de caráter ridículo e insuportável.” Aristóteles, no Tratado: A retórica (384 -322 a.C.).

A voz é uma das mais poderosas armas que possuímos na comunicação. Tem o dom de seduzir, atrair, chamar a atenção, podendo fascinar o ouvinte, despertando nele inúmeras emoções. Mas pode causar efeitos exatamente contrários a esses também. É fato afirmar, também, que cada pessoa tem a sua voz característica que é como se fosse a sua impressão digital e ela, a voz, não tem sentido algum se não fosse o outro quem nos ouve.

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!