WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Skimming, Scanning e Inferring: você conhece essas técnicas do inglês?

Através de técnicas de leitura, é possível fazer com que o processo de aprendizagem do inglês seja muito mais simples e mais eficiente. Skimming, Scanning e Inferring são bons exemplos

Skimming,  Scanning e  Inferring: você conhece essas técnicas do inglês?   Dicas Cursos CPT

 

Através de técnicas de leitura, é possível fazer com que o processo de aprendizagem do inglês seja muito mais simples e mais eficiente. “Skimming é uma forma de fazer a leitura de forma mais dinâmica, sem dar atenção a muitos detalhes, buscando captar a ideia central. O texto é observado, rapidamente, para detectar o assunto geral abordado”, afirma Elizabeth Maria Braathen, professora do Curso CPT Inglês Instrumental.

Na leitura em inglês, esse é um momento para dar atenção ao layout, ao título e subtítulo, palavras cognatas, ler as primeiras e, ou últimas linhas de cada parágrafo, e buscar informações não-verbais, como figuras, gráficos e tabelas.

A técnica seguinte é a do Scanning, uma maneira de ler um pouco mais aprofundada que o Skimming, quando passamos a procurar dados mais específicos, como datas, nomes, técnicas, quantidade, tempo que precisamos para fazer um procedimento etc. Isso será feito ao corrermos rapidamente os olhos pelo texto até localizar a informação específica buscada.

Outro fator a ser agregado na estratégia de leitura em inglês é o Inferring, ou seja, o leitor vai inferir o significado do que está lendo. Ao fazer uma inferência, você estará concluindo um significado pelo raciocínio, a partir de fatos e indícios que verificou no texto. As ideias, impressões e os conhecimentos arquivados na sua memória é que vão determinar esse processo e a sua capacidade de inferir. Quanto maior seu nível de conhecimentos e experiências vividas, maior será sua capacidade de compreender um texto, ou seja, maior será sua capacidade de preencher as lacunas textuais e perceber o significado do texto.

As técnicas de leitura têm, por tudo isso, uma grande relação com os conhecimentos prévios do leitor. A sua capacidade de compreender um texto é potencializada não apenas pelos conhecimentos que você possui, mas também por sua capacidade de utilizá-los. Por isso, quando estamos lendo um texto em nossa área de conhecimento, é mais fácil compreendê-lo. Por outro lado, um texto de uma área nova será mais difícil de ser entendido. Na hora de ler, quem possui mais conhecimento leva vantagem, mas o mais importante é fazer uso desses conhecimentos e potencializar o pouco que se sabe em favor da compreensão.

Quer mais dicas como essa? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Dica para aprender Inglês? Não compare nossos verbos com os deles!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

 

Conheça os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!