WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que ensinar trânsito nas escolas?

Por meio desse ensino, devem-se criar valores, em uma perspectiva dialógica, onde interagem professor - aluno - comunidade

 

 A razão principal para se ensinar trânsito na educação é resolver o problema dos acidentes, das vítimas e das mortes

Voltados ao tema transversal Trânsito na Educação, os educadores devem adotar uma proposta que garanta a organicidade do tema, nos diversos componentes curriculares. Dessa organização, esperam-se ações reflexivas e construtivas que resultem em programas de educação para a cidadania no trânsito, estratégias de implantação, sustentação e implementação, por meio da qual sejam desenvolvidas ações articuladas entre os vários segmentos da sociedade.

No entanto, devemos estar conscientes, acima de tudo, que o trânsito é visto pela sociedade como problema. O que é afeto ao trânsito? Tudo! Comércio, moradia, escola, emprego, lazer, hospitais, empresas, veículos, pessoas; tudo está ligado ao uso do solo, que, por sua vez, é malha das atividades por onde se deslocam as pessoas. Essa circulação, na maioria das vezes, ocorreu de maneira crescente, desordenada e mal planejada.

 

As cidades foram crescendo de forma acelerada. As ruas e avenidas, ao serem asfaltadas, foram se tornando estímulo à velocidade. A frota de veículos aumentou vertiginosamente, invadiu as cidades, pressionando o viário de tal forma que se tornou um inimigo do pedestre, ao compartilhar o espaço público. Já o pedestre, por sua vez, também se ocupa do viário de forma inadequada, gerando conflitos para sua mobilidade.

 

Em suma, o trânsito é inerente ao ser humano. O homem entra em contato com ele desde o seu nascimento, já que é a forma mais antiga de circulação de pessoas e de mercadorias. Através dos tempos, o homem se apropriou de diferentes condições de circulação, sendo ora motorista, ciclista, passageiro. Enfim, a modernidade trouxe ao homem a necessidade de se locomover com mais agilidade.

 

Por que ensinar trânsito?

 

Há inúmeras razões por que se deve ensinar trânsito nas escolas, entre elas, a mais importante é resolver o problema dos acidentes, das vítimas e das mortes. Consequentemente e, para colocar a escola nesse âmbito, a serviço da defesa do direito à vida e à dignidade, cumpre atender as exigências legais, estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro – CTB, que prima pela valorização do cidadão.

 

“No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 6 mil crianças, de 0 a 14 anos, morrem e outras 140 mil sofrem acidentes no trânsito anualmente”, afirmam os professores Cidinha Pires e Juliel Modesto de Araújo, do curso Trânsito na Educação Infantil e Fundamental I, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

Os dados de fatalidades no trânsito brasileiro são alarmantes. Segundo dados de pesquisa, o trânsito causa:

- 35 mil mortes por ano;

- Seis mil são crianças de zero a 14 anos de idade;

- 100 pessoas morrem, em média, por dia;

- 90% dos acidentes ocorrem por culpa dos motoristas.

 

Os fatores principais que levam aos acidentes de trânsito são: exceder a velocidade permitida e alertada pela sinalização; não usar o cinto de segurança; dirigir alcoolizado; dirigir drogado; praticar violência por intolerância; dirigir falando ao celular; conduzir o veículo com sono; deixar faltar a atenção ao dirigir; entre outras. Tudo isso, justifica a urgência de se ensinar trânsito nas escolas.

 

Por isso, os PCN sugerem a Educação no Trânsito como tema local, a ser trabalhado e incorporado nos currículos escolares, pois está vinculado a questões sociais, à construção da cidadania, envolvendo diferentes aspectos da convivência coletiva, portanto, ela promove a interação de questões da vida real com os saberes escolares.

 

No mês de setembro, ocorre a Semana Nacional de Trânsito, momento em que as ações escolares voltadas para a educação no trânsito são intensificadas. Nesse período, são abordados fatos relevantes, como algum acidente ocorrido nas imediações da escola, ou com grande impacto no Estado ou no país. Em geral, o tema trânsito ainda é bem pouco explorado no cotidiano pedagógico de várias escolas, no restante do ano letivo.

 

Sendo a escola uma instituição educativa que visa à aprendizagem por meio de valores positivos para a formação integral do indivíduo, não se deve omitir a responsabilidade de educar seus alunos para a utilização do ambiente trânsito.

 

Confira mais informações, acessando os cursos da área Metodologia de Ensino.

 

Por Andréa Oliveira

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

BENEDITO LUIS DE FRANÇA

9 de nov. de 2017

Prezados (as) Senhores (as), Bom dia! Segundo (Dotta, 2003), outro aspecto que pode ser visto como um "complicador" para o bom desempenho no trânsito é o significado que o seguro de automóvel representa. Para Gerald Wilde, considerado uma das maiores autoridades da psicologia do trânsito do Canadá, o seguro de automóveis contribui para adormecer a consciência do perigo; atenua a não-responsabilização das ações do condutor ao volante e, ao mesmo tempo, negligencia nos preparativos para uma melhor formação. As seguradoras, portanto, emitem mensagens paradoxais ou duplas mensagens; enquanto vendem tranquilidade, também vendem problemas. Dessa forma, não é de estranhar que o seguro tenha sido proibido, noutras épocas, em algumas partes do mundo, pelo fato de ser visto como motivador de imprudências e estimulador de crimes na condução de veículos. Existem duas razões pelas quais uma pessoa pode se acidentar: por não saber dirigir (diria melhor, por não saber frear) ou pelo desejo camuflado de autodestruição. Os condutores tem frequentemente acidentes, não porque sejam "incapazes" para dirigir prudentemente, mas porque "escolhem" não fazê-lo prudentemente. Os trechos da rodovia que apresentam perigos estão sinalizados; os acidentes e as colisões resultam da não-leitura da rodovia e principalmente pelo não-acatamento das mensagens que a sinalização transmite. O condutor defensivo presente quando está em trajetória de acidente e abre mão imediatamente de "seus direitos", para evitar a colisão. Os acidentes tem muito a ver com a tolerância dos riscos ou com a aceitação dos riscos. A condução de um veículo é antes de tudo uma tarefa perceptiva. O desconhecimento das normas de circulação é um grande fator de acidentes. Muitos acidentes são frutos da incivilidade dos condutores. Abraços, ENGº. BENEDITO LUIS DE FRANÇA Analista em Infraestrutura de Transportes SR/DNIT-PA

BENEDITO LUIS DE FRANÇA

9 de nov. de 2017

EXCELENTE! O texto está excelente e retrata uma realidade, que no BRASIL, precisa ser melhor trabalhada, ou seja, a triste acidentabilidade absurda que ainda existem nas nossas vias públicas e em nossas rodovias brasileiras, quer sejam estaduais, quer sejam federais e até mesmo, nas rodovias concessionadas. No BRASIL, as questões de SEGURANÇA VIÁRIA - EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO, precisam URGENTEMENTE, de serem tratadas como POLÍTICA DE ESTADO! Atenciosamente, ENGº. BENEDITO LUIS DE FRANÇA Analista em Infraestrutura de Transportes Especialista em Engenharia de Tráfego e Transportes Urbanos Especialista Multidisciplinar de Trânsito Especialista em Trânsito Urbano Curso Internacional de Segurança no Trânsito - VTI/Suécia MBA Executivo em Gestão Pública com Ênfase em Projetos - FGV Especializando em Infraestrutura de Transportes - INBEC Formação em Agente da Autoridade de Trânsito MBA (especializando) em Infraestrutura de Transportes e Rodovias - IPOG Serviço de Planejamento e Projetos - SPP SR/DNIT-PA (91) 3250-2620/ (91) 98803-2970/ (91) 98102-1329 e-mail: beneditoluisdefranca@gmail.com ou benedito.franca@dnit.gov.br

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de nov. de 2017

Olá, Benedito.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Oscar Jr

27 de mai. de 2017

Gostei

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de mai. de 2017

Olá Oscar,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Filipe Neves Castro Vergueiro

14 de nov. de 2016

estou fazendo uma pós graduação em Gestao de Transito pela Unisul e gostaria de mais informações sobre esse projeto. tem alguma escola que ja possui esta diciplina?

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de nov. de 2016

Olá Filipe,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Algumas escolas já tem esta disciplina em suas grades curriculares, seria interessante consultar a secretaria de educação de sua região para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Márcia Barreto

4 de fev. de 2013

Prezados Senhores, Tive a oportunidade de conhecer o livro e saber a proposta do Curso Trânsito na Educação Infantil e Fundamental. Trabalho no DER/MG, Gerência de Educação para o Trânsito - GET, gostaria de saber como posso me comunicar diretamente com a autora Cidinha Pires, para falar de um projeto desenvolvido pela GET. Gostaria de explicar este projeto, bem como ver a possibilidade de contar com a participação da Cidinha. Deixo meus contatos para maiores esclarecimentos. Márcia Barreto

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de fev. de 2013

Olá, Márica!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

No curso Trânsito na Educação Infantil e Fundamental I, você encontrará as formas de contato com a coordenadora Cidinha Pires.

Para mais informações estamos a disposição.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?