Metodologia de projetos: qual o papel do professor?

Ao trabalhar com a metodologia de projetos, o professor se torna um mediador das relações de aprendizagem e orientador, ajudando o aluno a encontrar sentido naquilo que está aprendendo

Metodologia de projetos: qual o papel do professor? - Artigos CPT
 

Ao trabalhar com a metodologia de projetos, o professor deixa de ser aquele que transmite informações aos seus alunos que vão absorvê-las. O educador ganha um novo papel: ele passa a criar situações de aprendizagem, com um foco muito direcionado para as relações que se estabelecem nessas situações. O professor se torna um mediador das relações de aprendizagem, e orientador que procura ajudar o aluno a encontrar sentido naquilo que está aprendendo.

Além da mudança no papel e na postura do professor, o aluno passa a aprender enquanto produz, levanta dúvidas, pesquisa e cria relações que levam a novas buscas e descobertas, em sucessivas reconstruções do conhecimento, de forma multidisciplinar e interdisciplinar. Isso determinará a necessidade de maior interação entre professores de diferentes áreas do conhecimento e de diferentes disciplinas.

Metodologia de projetos: situações de aprendizagem - Artigos CPT

O professor terá a missão fundamental de criar na escola e na sala de aula um ambiente que seja propício à aprendizagem.

Segundo Elaine Battestin, Professora do Curso CPT Metodologia de Projetos - Maior Eficiência no Ensino, “O professor terá a missão fundamental de criar na escola e na sala de aula um ambiente que seja propício à aprendizagem. Isso será feito de maneira que se torne um orientador e um organizador e, acima de tudo, um motivador do processo de aprendizagem em seus alunos”.

Esse papel será cumprido com maior eficiência, se o professor passar a trabalhar com estratégias voltadas à aprendizagem significativa. Além de muitos atributos profissionais, há algumas características imprescindíveis que o professor deverá adotar ao trabalhar a pedagogia de projetos:

- O conhecimento de diferentes teorias pedagógicas e sua implicação no desenvolvimento do aluno. Que ao optar pela pedagogia de projetos ou uma linha de estímulos cognitivos, sociais e afetivos, possa contextualizar essa linha de ação com as características pessoais das crianças.

- É preciso conhecer muito bem os saberes que os alunos trazem para a escola e fazer desses saberes a ponte de ligação com os conhecimentos que serão desenvolvidos em sua atividade.

- Jamais promover o conhecimento mecânico que levem os alunos a conquistar informações, sem o devido conhecimento.

- Saber avaliar significativamente seus alunos, explorando suas diferentes linguagens e percebendo seu progresso em face da Zona de Desenvolvimento Proximal.

- Promover ações de cunho interrogativo, desafiadoras, fazendo com que o professor se destaque aos olhos dos seus alunos, não apenas como aquele que ‘tudo sabe e bem conhece’, mas também como o pesquisador ávido por respostas coerentes e que esteja sempre disposto a ajudar os alunos a encontrar as respostas que procuram.

- Dominar diferentes estratégias de ensino e possibilitar a estrutura de projetos, sempre consistentes e com objetivos claramente definidos. Existem inúmeros modelos de projetos, e faz-se necessário que os alunos possam aprendê-los não somente pelo que em sua essência ensinam, mas como estratégias de ação para seu uso pessoal, suas descobertas e pesquisas, mesmo se não solicitadas pela escola.

- Que se mostre aberto a construir relacionamento transparente com os pais e com a comunidade, acolhendo-os com os subsídios necessários a processos de interação significativos.

Metodologia de projetos: o professor como mediador e orientador no processo de aprendizagem - Artigos CPT

Na metodologia de projetos, o professor deve se tornar um motivador para seus alunos.

Diante desse paradigma educacional, o professor deve se tornar um motivador para seus alunos, à medida que passa a favorecer as relações interpessoais e a comunicação em suas turmas. A comunicação, que é um elemento fundamental no processo educacional, deve estar presente de forma completa, da mesma maneira que o respeito mútuo, a cooperação e a criatividade, que são fatores intimamente ligados à comunicação como um todo.

Conheça os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Cursos Relacionados

Curso Como Ministrar Aulas Práticas e Aulas Demonstrativas Curso Como Ministrar Aulas Práticas e Aulas Demonstrativas

Com Prof. Dr. Per Christian

R$ 412,00 à vista ou em até 12x de R$ 34,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Estratégias de Ensino - Como Fazer Seus Alunos Aprenderem Mais Curso Estratégias de Ensino - Como Fazer Seus Alunos Aprenderem Mais

Com Prof. Dr. Per Christian

R$ 412,00 à vista ou em até 12x de R$ 34,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Metodologia de Projetos - Maior Eficiência no Ensino Curso Metodologia de Projetos - Maior Eficiência no Ensino

Com Prof.ª Elaine Battestin

R$ 620,00 à vista ou em até 12x de R$ 51,67 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Metodologia de Ensino

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade