Ao fazerem um trabalho de pesquisa na internet, os alunos precisarão de orientações do professor para que possam reduzir o tempo perdido e para que os resultados sejam mais satisfatórios. Para isso, o professor deverá coordenar as pesquisas de forma a atingir objetivos específicos, monitorando cada etapa das pesquisas. Deve-se fazer, previamente, uma busca sobre o tema que irá propor aos alunos, identificando possíveis problemas que venham a ocorrer ou elementos que possam dificultar a obtenção de resultados, ou mesmo direcionar os alunos a caminhos inadequados.
“A internet é muito ampla e, porque a busca é feita de forma livre, devemos esperar resultados bastante inusitados. Por isso, uma boa orientação prévia, certamente, ajudará seus alunos a obterem melhores resultados”, afirmam os professores Per Christian Braathen e Marcos Orlando de Oliveira, do Curso Mídias na Educação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Ao propor o trabalho de pesquisa usando a internet, procure sensibilizar seus alunos para os resultados esperados e esclareça o tema a ser pesquisado para evitar dispersão. Durante o período em que a turma estiver pesquisando, mantenha um intercâmbio com os alunos, supervisionando o trabalho de pesquisa.
Em função dos potenciais problemas que podem ocorrer durante a pesquisa, deve-se fazer uma busca uniforme, ou seja, que todos os alunos pesquisem nos mesmos sites, que deverão ser indicados pelo professor. Outra forma de melhorar o resultado das pesquisas é propor que os alunos façam pesquisas sobre temas diferentes ou iguais, individualmente ou em pequenos grupos, dentro ou fora da escola.
Eis algumas orientações para o trabalho de pesquisa na internet:
-O grupo estuda os mesmos tópicos, o professor realiza a leitura dos textos em grupo e ocorre uma discussão;
-Os alunos leem individualmente, em duplas ou pequenos grupos, discutindo entre si;
-Pequenos grupos discutem e estudam tópicos diferentes na rede;
-Dividem-se grandes tópicos em subtópicos, para depois apresentarem e discutirem com o resto da classe.
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Por Andréa de Lélis.
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