WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Auguste Comte e a doutrina do Positivismo

Considerado o pai da sociologia Auguste Comte propôs uma ética da formação político-social tão arraigada que chegou a criar uma religião, vigente até os dias atuais

Auguste Comte e a doutrina do Positivismo   Artigos Cursos CPT

 

Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (Montpellier, 19 de janeiro de 1798 - Paris, 5 de setembro de 1857) foi um filósofo francês que formulou a doutrina do Positivismo. Considerado o pai da sociologia, Auguste Comte propôs uma ética da formação político-social tão arraigada que chegou a criar uma religião, vigente até os dias atuais.

A visão positiva dos fatos abandona a consideração das causas dos fenômenos (Deus ou natureza) e pesquisa suas leis, vistas como relações abstratas e constantes entre fenômenos observáveis”, afirma Prof. Dr. Fábio L. R. Simão, do Curso CPT Princípios Essenciais de Sociologia.

Adotando os critérios histórico e sistemático, outras ciências abstratas antes da Sociologia, segundo Comte, atingiram a positividade: a Matemática, a Astronomia, a Física, a Química e a Biologia. Assim como nessas ciências, em sua nova ciência, inicialmente chamada de Física Social e posteriormente Sociologia, Comte usava a observação, a experimentação, a comparação e a classificação como métodos para a compreensão da realidade social.

Comte afirmava que os fenômenos sociais podem e devem ser percebidos como os outros fenômenos da natureza, ou seja, obedecendo a leis gerais: a fundação da Sociologia implica que os fenômenos sociais são um tipo específico de realidade teórica e que devem ser explicados em termos sociais.

Em 1852, Comte instituiu uma sétima ciência, a Moral, cujo âmbito de pesquisa é a constituição psicológica do indivíduo e suas interações sociais. Pode-se dizer que o conhecimento positivo busca “saber para prever, a fim de prover”, ou seja, conhecer a realidade para saber o que acontecerá a partir de nossas ações, para que o ser humano possa melhorar sua realidade. Dessa forma, a previsibilidade científica caracteriza o pensamento positivo.

Aumente seus conhecimentos. Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Sociologia é ferramenta primordial para todas as áreas do conhecimento

Conheça os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!