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Animações interativas, WebQuest e Moodle: para que servem?

Animações interativas, WebQuest e Moodle são ferramentas criadas para atender objetivos educacionais, o que lhes garante um grande potencial para desenvolver e estimular a aprendizagem

Animações interativas, WebQuest e Moodle: para que servem?   Artigos Cursos CPT

 

Existem três ferramentas interessantes e importantes para o processo educativo: animações interativas, WebQuest e Moodle. “São ferramentas criadas especificamente para atender objetivos educacionais, o que lhes garante um grande potencial para ajudar a desenvolver e estimular a aprendizagem”, afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa.

Objetos de aprendizagem são animações interativas que permitem estimular e despertar a curiosidade dos alunos, levando-os a resolverem desafios de forma colaborativa, desenvolvendo o raciocínio. Essas animações podem ser calculadoras, clips, vídeos, gráficos, mapas etc. Já a WebQuest é uma atividade orientada para a pesquisa em que alguma, ou toda, informação com que os alunos interagem provém de recursos na Internet, opcionalmente suplementados por videoconferência. Nesse tipo de ferramenta, as páginas já são previamente selecionadas, apresentando uma lista dos sites que são importantes para desenvolver um determinado tema. Isso facilita o trabalho dos estudantes que, muitas vezes, perdem-se no ciberespaço, pois existe uma infinidade de sites e muitos são desnecessários, dispersando os alunos dos objetivos a serem alcançados.

O Moodle é uma plataforma na forma de uma sala de aula virtual, onde os alunos podem acompanhar as atividades de um curso pela Internet, podendo ser acessado de qualquer computador conectado à rede, mediante o uso de um nome de usuário (login) e uma senha. Pelo Moodle, o usuário terá acesso aos conteúdos que foram disponibilizados pelos professores, que também podem postar atividades, criar fóruns para debater um determinado tema do curso ou disciplina, tirar dúvidas por meio de mensagens, disponibilizar material em vídeo, entre outros recursos.

A expressão Moodle diz respeito à sigla, em inglês, de Modular Objec-oriented Dynamic Learning Environmemt, ou seja, um ambiente de aprendizagem virtual modular orientado a objeto, programa disponibilizado livremente na forma de software livre, desenvolvido colaborativamente por uma comunidade virtual de programadores, desenvolvedores de software livre, professores e usuários. O Moodle tanto pode ser usado para criar uma página de um único professor para suas turmas, como para criar sistemas de EAD de uma Universidade, com milhares de usuários, assim como cursos “online”, páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem. Trata-se de uma solução fácil, que exige pouco conhecimento técnico do professor e dos seus alunos para colocar em prática.

Os audiovisuais também têm grande valor para a Sala de Aula Invertida, seja uma videoaula gravada pelo próprio professor com um celular e postada na internet, seja um vídeo educacional ou um documentário científico. Existe uma série de aplicações para o vídeo educativo na escola, de grande valor, com uso do documentário, programas educativos e mesmo de obras de outros gêneros, como a ficção. O vídeo pode ser usado como um elemento de: sensibilização, ilustração, simulação, conteúdo de ensino, produção, avaliação, espelho e integração/suporte em sala de aula.

Um audiovisual, particularmente o documentário, ajuda a ilustrar o que se fala em sala de aula, mostrando ao aluno imagens que provavelmente não poderia ver pessoalmente. Seja uma dramatização histórica, uma obra etnográfica, um filme sobre a vida animal ou vegetal, ou explicando o funcionamento de uma máquina ou reação química, um filme tem um grande potencial de ilustração de conteúdos. Um filme pode também mostrar reações químicas que poderiam ser perigosas para demonstração no laboratório da escola, ou que fosse muito custosa ou exigisse muito tempo de preparação e demonstração. Muitos documentários abordam temas do currículo escolar, tendo sido produzidos de forma orientada para isso, podendo, por isso, ser integrados diretamente na abordagem do professor. Podem ser usadas, ainda, aulas em vídeo, animações de apoio a conteúdos, registros de apresentações de trabalhos como material de apoio.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

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Por Silvana Teixeira.

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