WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sr. Veterinário: saiba mais sobre DBO e DQO

O oxigênio é essencial à vida aeróbica aquática e ao ecossistema. Os níveis de oxigênio dissolvido (OD) na água podem variar de acordo com a altitude, temperatura e quantidade de matéria orgânica presente na água

Sr. Veterinário: saiba mais sobre DBO e DQO   Artigos CPT

O oxigênio é essencial à vida aeróbica aquática e ao ecossistema. Os níveis de oxigênio dissolvido (OD) na água podem variar de acordo com a altitude, temperatura e quantidade de matéria orgânica presente na água. “A capacidade de autodepuração de um manancial é a capacidade que microorganismos aeróbios presentes na água têm de decompor a matéria orgânica através do consumo de oxigênio. Essa capacidade é determinante dos níveis de oxigênio presentes na água”, explica Prof. Marcelo Dias da Silva, do Curso CPT Saneamento e Zoonoses em Medicina Veterinária.

Quando há excesso de matéria orgânica, o consumo de oxigênio presente na água poderá ser muito elevado ou insuficiente afetando toda a vida aquática do local e causando desequilíbrio ecológico.

Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO)


É a quantidade de oxigênio necessária para que as bactérias aeróbias consumam a matéria orgânica presente em um determinado líquido (água ou esgoto). A DBO é determinada em laboratório, observando-se o nível de oxigênio consumido em amostras do líquido, durante 5 dias, à temperatura de 20°C. Dessa forma, calcula-se a quantidade do oxigênio dissolvido em um corpo d’água e consumido pela atividade bacteriana. Quanto maior a DBO, maior é a quantidade de matéria orgânica e menor a quantidade de oxigênio dissolvido na água.

A DBO é proporcional ao tempo, ou seja, quanto maior o tempo mais matéria orgânica biodegradável é decomposta pela atividade aeróbica das bactérias. Por isso, usa-se 5 dias como tempo padrão e temperatura nas medidas de DBO da água ou do efluente.

Demanda Química de Oxigênio (DQO)


Processo mais rápido que avalia a quantidade de oxigênio necessária para a oxidação da matéria orgânica com o auxílio de um agente químico. Por isso, a DQO é determinada em menor prazo que a DBO.

Em uma mesma amostra submetida a ambos os testes DBO e DQO, o resultado da DQO é sempre mais rápido e apresenta valores maiores que resultados da DBO. Isso se deve às características laboratoriais dos reagentes utilizados no teste.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Saiba mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Atenção, veterinários: água boa, animais saudáveis!

Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!