WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Atenção, veterinários: água boa, animais saudáveis!

A água exerce um papel fundamental na profissão do médico veterinário e no exercício de suas atividades, uma vez que animais tratados com água de boa qualidade e em quantidade suficiente são mais saudáveis

Atenção, veterinários: água boa, de qualidade, animais saudáveis!

Água é vida e seu uso é essencial para os seres vivos. Sobreviver e evoluir sem o uso de uma água de qualidade, portanto, é impossível. É preciso considerar, porém, que para manter o excelente estado físico-químico e biológico da água, devemos tratá-la após o seu uso.

“A água também exerce um papel fundamental na profissão do médico veterinário e no exercício de suas atividades, uma vez que animais tratados com água de boa qualidade e em quantidade suficiente são mais saudáveis, apresentando um quadro infinitamente menor de doenças, quando comparados a animais que não dispõem do mesmo tipo de cuidado”, explica Prof. Marcelo Dias da Silva, do Curso CPT Saneamento e Zoonoses em Medicina Veterinária.

A título de recordação, abaixo algumas características físico-químicas e biológicas da água:


- A água cobre 71% da superfície da Terra, formando rios, lagos, geleiras, nuvens, poços etc.
- A água compõe de 70 a 80% de todos os seres vivos.
- No corpo humano: 60 a 80% é composto por água.
- A água é formada por moléculas de hidrogênio e oxigênio, responsáveis por conduzir e transportar diversas substâncias ao organismo.
- A água é um veículo para reações metabólicas e fisiológicas no corpo dos seres humanos devido ao alto calor específico. Alto calor específico é a capacidade de manter a temperatura do corpo em relação ao ambiente.
- Retenção de calor: durante o dia a água recebe o sol e se aquece aos poucos. À noite, a temperatura baixa e água libera calor para o meio ambiente aos poucos. Esse fenômeno faz com que locais situados próximos de grandes volumes de água não possuam temperatura excessivamente fria ou quente.
- A variedade de estados da água - sólido, líquido e gasoso - permite diversos usos da mesma.
- Solvente universal: a maioria das substâncias pode ser dissolvida ou carregada pela água devido à característica dipolar.

Essa característica molecular permite que a maioria dos compostos possam se associar à água, exceto substâncias apolares, ou que não apresentam carga elétrica, a exemplo do óleo ou da gordura.

Veja agora algumas problemáticas relacionadas ao uso da água:


- A água é essencial para que as comunidades humanas. Desde a antiguidade, as cidades foram construídas ao longo de rios ou próximas às fontes de abastecimento.
- Sem água, os grupamentos sociais não seriam formados.
- O homem do campo e as propriedades rurais utilizam a água para alimentação humana e animal, irrigação, higiene e questões sanitárias, essenciais à manutenção das propriedades rurais.
- Nas cidades sua presença não é menos importante, precisamos de água para beber, cozinha, limpar, e para nossa própria saúde e higiene.
- O excesso de construções e impermeabilizações dificulta o percurso normal da água nas grandes cidades.
- Países com alto índice de concentração populacional demandam grandes quantidades de água, além de projetos de reutilização e reciclagem desse bem.
- A falta de água em alguns locais exige soluções tecnológicas que possam garantir o abastecimento de água em residências e comunidades.
- Polos industriais consomem grandes volumes de água e geram resíduos que, muitas vezes, não são tratados.
- Dejetos e sujidades produzidos nas cidades ou no campo, sem destino direto, requerem medidas de saneamento e projetos de reaproveitamento da água.
- Mesmo o transporte de dejetos realizado conforme a legislação não prescinde do uso água.

Essas e outras questões retratam problemas que podem afetar o meio ambiente e ameaçar a sobrevivência humana e de animais. Devemos atentar para formas de reciclagem e reutilização da água. É necessário cuidar e limpar a água após o seu uso, para que possamos devolvê-la nas melhores condições possíveis ao meio ambiente.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Saiba mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) abaixo:


A medicina veterinária e o fornecimento de água urbana. Qual a relação?

Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!