
A raiva é uma doença fatal tanto para animais quanto para a população humana. O controle e formas de prevenção dessa zoonose destacam também a importância do médico veterinário e de sua participação em Programas de Saúde Pública. É obrigatório a todo clínico veterinário preencher a Ficha de Notificação de Suspeita de Raiva, explica Prof. Marcelo Dias da Silva, do Curso CPT Saneamento e Zoonoses em Medicina Veterinária.
De acordo com a legislação, proprietários rurais devem alertar médicos veterinários do serviço oficial sobre a existência de casos suspeitos de raiva. A partir da confirmação pelos órgãos públicos da presença do vírus da raiva, ações serão desenvolvidas para evitar a disseminação da doença no local, tais como:
- isolamento da área, vacinação,
- busca ativa por outras propriedades que podem estar infestadas, e
- mapeamento das colônias de vetores.
É muito importante que o médico veterinário oriente as pessoas nas áreas rurais que, ao avistar morcegos durante o dia voando em direção a pessoas ou animais, é necessário evitar o contato direto ou indireto com esses animais.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Saiba mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Atenção, veterinários: água boa, animais saudáveis!
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.