
Considerando a Inseminação Artificial como uma técnica que é parte de um conjunto de tecnologias que visam à evolução da criação de equinos, um procedimento de grande valor a ser adotado quando um garanhão é usado como reprodutor é o exame andrológico. “O objetivo do exame andrológico é estimar a fertilidade potencial do reprodutor”, afirma Fabiana Garcia Christovão, professora do Curso CPT Inseminação Artificial em Equinos.
O garanhão pode manifestar limitações em sua capacidade copuladora como comprometimentos locomotores, pode estar infectado por patógenos ou apresentar problemas no sêmen. Os problemas de comportamento sexual merecem atenção, especialmente, se estiverem interferindo na fertilidade. Da mesma maneira, as doenças venéreas deverão ser diagnosticadas e tratadas adequadamente. Já a avaliação do sêmen objetiva avaliar a produção espermática em termos qualitativos e quantitativos.
É bastante aconselhável a realização do exame andrológico em alguns momentos da vida do reprodutor, como no início da puberdade, às vésperas da estação de monta, em caso de comercialização do animal e caso sejam diagnosticadas subfertilidade ou infertilidade temporária. Também, será essencial fazer esse exame no momento em que o garanhão passa a ser doador de sêmen em um programa de Inseminação Artificial. O exame vai, particularmente, verificar aspectos relacionados à criopreservação e à refrigeração de sêmen, quando já aprovados, anteriormente, na sua qualidade sanitária.
O exame andrológico tem inicio com a identificação do animal, a mais completa possível, incluindo informações como nome, marcações já feitas (nitrogênio ou erro quente, tatuagem, chip etc.), número de registro, idade, peso e raça. Pode ser realizada uma resenha descrevendo o animal.
Aprimore seus conhecimentos. Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Inseminação artificial em equinos: como escolher matrizes e garanhões?
- Inseminação Artificial em éguas: sêmen fresco, resfriado ou congelado?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.