WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Estudando histopatologia? Explique: o que é a necrose celular?

Necrose nada mais é que a morte celular em organismos vivos, seguida de fenômenos de autólise


Se você é medico veterinário e está estudando histopatologia, certamente ouvirá muito falar sobre Necrose celular. Mas você sabe explicar o que é? Compreende corretamente esse processo?

Caso não tenha muita certeza das respostas, abaixo uma breve abordagem sobre o assunto. Fique conosco até o final e aprenda um pouco mais sobre o processo degenerativo das células. Vamos lá?

“Necrose nada mais é que a morte celular em organismos vivos, seguida de fenômenos de autólise”, explica João Paulo Machado, Doutor em Medicina Veterinária - Patologia Animal pela UFV e professor do Curso CPT Patologia Geral - Histopatologia.


Em outras palavras, quando a célula sofre uma agressão, as mitocôndrias e os retículos endoplasmáticos liberam o cálcio (Ca++) existem dentro delas. Este Ca++ vai catalisar uma série de reações enzimáticas de forma descontrolada, ativando enzimas como ATPase, fosfolipase, protease e endonuclease. A célula então irá parar de funcionar gerando alterações morfológicas internas. O núcleo celular vai, então, começar a se autodegradar.

Estudando histopatologia? Explique: o que é a necrose celular?


Enquanto sofre a autodegradação, a célula passará por três etapas:

a) Picnose:
condensação da cromatina indicando que a célula está começando a morrer.
b) Cariorrexe: fragmentação da cromatina.
c) Cariólise: lise completa da carioteca e do material genético.

O que mais caracteriza a necrose é perda da acidofilia citoplasmática, ou seja, perda dos contornos celulares.


Os principais tipos morfológicos de necrose são baseados no aspecto macro ou microscópico, no tipo de tecido acometido e na causa das lesões. De um modo geral, os principais tipos de necrose verificados são:


- Gangrenosa (gangrena seca, gasosa e úmida).
- Hemorrágica.
- Liquefativa.
- Caseosa.
- Gordurosa ou esteatonecrose.
- Lítica hepática.
- Coagulativa.
- Gomosa.


A seguir, serão detalhados alguns destes tipos de necrose.


1- Morte Celular
Neste tipo de necrose, as células necrosadas irão assumir um aspecto acidófilo e granuloso com o citoplasma coagulado. Como uma das principais causas encontra-se a perda da irrigação sanguínea.

2- A necrose coagulativa
É o único tipo de necrose, onde, apesar de acontecer alguma degradação enzimática, ocorre também a preservação do tecido, sendo possível reconhecer o tecido de origem ao microscópio.

3- Necrose liquefativa
O tecido acometido sempre assume uma consistência semifluida (às vezes gelatinosa). Este tipo de necrose sempre poderá ser observado no cérebro (encefalomalacias), na mucosa gástrica e na adrenal.

Observação
Fora os três citados acima, em qualquer outro local do corpo podem ocorrer à necrose liquefativa desde que exista ação enzimática intensa. Sempre que houver abscessos, muito provavelmente o que causou foi à infecção bacteriana.


Para aprofundar-se nesse campo de trabalho, o Curso CPT Patologia Geral - Histopatologia surge como uma excelente fonte de capacitação, proporcionando conhecimentos específicos e práticos. Ao investir nessa formação, você estará se destacando no mercado de trabalho, ampliando suas habilidades e contribuindo de maneira mais eficaz para a compreensão e enfrentamento das condições médicas.

Este curso é uma oportunidade única para elevar seu conhecimento, aprimorar sua prática profissional e destacar-se em um cenário competitivo, garantindo um impacto positivo em sua carreira.


Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?