
Nas cidades em que a concentração populacional é um fator dominante há grande quantidade de água. Nessa situação, é preciso viabilizar uma rede para capação e transporte da água até torneira das residências. Mas qual a relação da medicina veterinária com obras para fornecimento de água em áreas urbanas?
"É verdade que o médico veterinário não é a responsável pela engenharia de tubulações e pelo fornecimento da água. Contudo, os veterinários têm um importante papel na orientação sobre a água disponível nos centros urbanos. Em diversas cidades da África, veterinários ajudaram a combater problemas de doenças causados pelo manejo hídrico inadequado", explica Prof. Marcelo Dias da Silva, do Curso CPT Saneamento e Zoonoses em Medicina Veterinária.
Outro ponto importante na temática da água para o meio urbano é o seu local de origem, ou seja, o manancial. Alguns aspectos devem ser levados em consideração ao se escolher esse local:
1- O manancial deve fornecer volume de água adequado à demanda urbana. É preciso que o local forneça quantidade de água suficiente para atender à comunidade.
2- Tendo em vista esta necessidade, é preciso calcular a vazão de água, isto é, quantidade de água por determinado período de tempo e ainda, considerar essa vazão ao longo dos meses e estações do ano.
3- Em seguida faz-se a avaliar da qualidade da água através de testes microbiológicos e toxicológicos.
4- Engenheiros devem dimensionar a rede de canos e tubulação para transporte da água até os locais de análise, tratamento e fornecimento à população.
5- Rede de esgoto: a água utilizada na pia, no vaso sanitário, na cozinha, lavanderia e outros locais de limpeza carrega resíduos, dejetos e necessita ser direcionada para uma rede de esgoto. Uma cidade de 10.000 habitantes gera volume considerável de dejetos. E ao pensar nas grandes capitais com 1 milhão ou mais de habitantes tem-se a ideia do volume de água poluída lançado sem tratamento em rios, córregos e oceanos.
6- Desafio: condução, tratamento e reciclagem de esgoto. A natureza possui seus próprios mecanismos para limpara a água. Há microrganismos que ajudam a depurar e a melhorar a qualidade da água. Contudo, o grande problema é que grandes concentrações urbanas, assim como grandes concentrações animais, produzem volumes de consideráveis de esgoto. Nesses casos, a natureza, sem o auxílio do homem, não possui recursos para eliminar os poluentes.
7- Técnicas e tecnologias gastos em redes de tratamento para eliminar resíduos nos permitem devolver à natureza a água que ela possa depurar.
8- A indústria utiliza grandes volumes de água relacionados à matéria prima ou ao resfriamento de caldeiras. Indústria têxtil, construção civil, abatedouros, frigoríficos, indústrias de laticínios e mineradoras são grandes consumidores de recursos hídricos. As empresas de maior porte são obrigadas, por lei, a providenciar estações de tratamentos da água que entra e sai para o meio ambiente.
Ao atuar na inspeção da produção de indústrias que trabalham com produtos de origem animal, o veterinário exerce um importante papel na vistoria do uso e administração da água ao longo da cadeia de produção. Por isso, é essencial ter noções a respeito das normas e exigências para o tratamento da água. Um inspetor veterinário de alimentos de origem animal, por exemplo, funciona como se fosse os olhos da sociedade garantindo a qualidade dos produtos enquanto, simultaneamente, orienta funcionários e diretores sobre a importância do uso consciente da água.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Saiba mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Atenção, veterinários: água boa, animais saudáveis!
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.