WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Confira as melhores dicas para plantar wasabi

Na verdade, a wasabi não é uma raiz, mas sim um rizoma (caule subterrâneo) utilizado na culinária japonesa

Confira as melhores dicas para plantar wasabi

A wasabi (Wasabia japonica) ou raiz-forte-japonesa é proveniente do Japão. Na verdade, a planta não é uma raiz, mas sim um rizoma (caule subterrâneo) utilizado na culinária japonesa. Ao ser ralado, seu sabor se torna muito picante, como se fosse o de uma raiz-forte, daí o nome. O que poucos sabem é que suas folhas também servem como alimento embora sejam menos picantes quando comparadas ao rizoma.

Clima e luminosidade


A wasabi se desenvolve melhor em regiões com clima frio e úmido sob temperaturas entre 8°C e 20°C. Já as regiões com temperaturas que ultrapassam 28°C não são recomendadas para o cultivo de wasabi. Quando há queda de temperatura para abaixo de -3°C, a parte aérea da wasabi parece morrer, mas consegue rebrotar no momento em que a temperatura volta a ser ideal à planta.

Em relação à luminosidade, a wasabi prefere sombra parcial. Entretanto, a planta também se desenvolve sob luz direta do sol contanto que o clima seja ameno.

Sistemas de cultivo


O plantio de wasabe pode ser realizado em três sistemas. O primeiro é o ambiente semiaquático, com fluxo suave e contínuo de água fria, em camas de rochas distribuídas ao longo de cursos d’água. O segundo é realizado em locais com solo úmido, rico em matéria orgânica, sob grandes árvores, que garantem o sombreamento da planta e mantêm o ambiente úmido. O terceiro é o sistema hidropônico (cultivo sem solo).

Propagação


A propagação de wasabi ocorre por rebentos ou sementes. No cultivo de rizomas com fins comerciais, são utilizados rebentos de plantas com rizomas de alto padrão de qualidade. Esses rebentos devem apresentar 4 cm de altura (ou mais) e 4 folhas (ou mais). Se a opção for plantar sementes, elas devem ser submetidas a baixas temperaturas (5°C), por dois meses, para a quebra da dormência.

Após esse tratamento, as sementes podem ser plantadas a 1 cm de profundidade em sementeiras ou bandejas. Após três semanas, elas germinam. Quando as mudas de wasabi apresentarem 4 folhas (ou mais) e 5 cm de altura, elas devem ser transplantadas para canteiros sob sombra parcial. Após dois meses, as mudas terão 10 cm de altura e deverão ser novamente transplantadas, só que agora para o local definitivo.

Colheita


A colheita de wasabi é realizada após 18 a 24 meses do plantio. Isso normalmente ocorre no momento em que o rizoma apresentar 3 a 5 cm de diâmetro e 10 a 20 cm de comprimento. Dependendo de alguns fatores, inclusive climáticos, a wasabi leva até cinco anos para se desenvolver antes de ser colhida.

Conheça os Cursos CPT da Área Hidroponia:

Hidroponia - O Cultivo sem Solo

Hidroponia - Solução Nutritiva

Hidroponia de Plantas Medicinais e Condimentares

Fonte: hortas.info

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!