
Precisando de uma ajudinha para entender como funciona o processo de hidroponia antes de ingressar na atividade? Podemos ajudar! Leia essa matéria até o final e aprenda os 10 passos de ouro para quem quer ter sucesso nesse ramo. Vamos lá?
Sobre o funcionamento da hidroponia, Dr. Clério Hickmann, professor do Curso CPT Hidroponia - O Cultivo sem Solo, explica que “as plantas são colocadas em canais ou recipientes por onde circula uma solução nutritiva, composta de água pura e de nutrientes dissolvidos em quantidades individuais que atendam a necessidade de cada espécie vegetal cultivada.”
Esses canais ou recipientes podem ou não ter algum meio de sustentação para as plantas, o substrato, como pedras ou areia. A solução nutritiva tem um controle rigoroso para manter suas características.
Periodicamente, é feito um monitoramento de pH e de concentração de nutrientes, permitindo, assim, que as plantas cresçam sob as melhores condições possíveis.
Mas, afinal, quais são os 10 passos a serem seguidos? O que saber e fazer para ter sucesso garantido com a hidroponia?
1- Regra geral
Invista em conhecimento. Participe, mesmo que remotamente, de eventos científicos (congressos, por exemplo); viaje, faça visitas e conheça a atividade hidropônica dos que já estão no ramo.
2- Pesquisa de mercado
Saiba qual a demanda de produtos no mercado local. Liste as culturas mais apropriadas para abastecer o mercado local e, quem sabe, até mesmo o regional.
3- Conhecimento da cultura
Seja curioso, conheça a cultura. Inicialmente, trabalhe com culturas mais fáceis.
4- Alternativas tecnológicas
Utilize os materiais que estiverem ao seu alcance para construir a estrutura do seu sistema hidropônico. Opte por alternativas mais baratas, como eucalipto tratado para fazer os pés-direitos.
5- Recursos financeiros
Dimensionar o capital de investimento é importante para mensurar a estrutura física.
6- Bom relacionamento
Tenha um bom relacionamento com colegas hidroponistas, isso possibilita a construção de um mercado a seu favor, compartilhando com aqueles tanto a parte técnica quanto a parte econômica.
7- Planejamento
Todo hidroponista sempre precisa ter espaço para ampliar sua estrutura.
8- Protocolos de manejo e comercialização
Siga protocolos de manejo e de comercialização.
9- Qualificação dos funcionários
Incentive seu funcionário a fazer cursos e a participar de eventos científicos e de palestras e invista em treinamento.
10- Comercialização
Saiba comercializar e esteja o mais próximo possível do mercado consumidor, isso reduzirá custos.
Sempre tenha produtos disponíveis para atender a demanda do cliente. Agregue valor ao produto, ou seja, faça uma logomarca e diversifique a produção. Fidelize o seu cliente oferecendo sempre qualidade e produtos.
Gostou dessas dicas? Quer saber mais? Leia:
E sobre o Curso CPT, quer saber mais? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Hidroponia.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.