WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artigos sobre a área Hidroponia

Confira as melhores dicas para plantar wasabi

A wasabi (Wasabia japonica) ou raiz-forte-japonesa é proveniente do Japão. Na verdade, a planta não é uma raiz, mas sim um rizoma (caule subterrâneo) utilizado na culinária japonesa. Ao ser ralado, seu sabor se torna muito picante, como se fosse o de uma raiz-forte, daí o nome. O que poucos sabem é que suas folhas também servem como alimento embora sejam menos picantes quando comparadas...

Hidroponia: o que preciso saber para utilizar estufas no cultivo?

Clério Hickmann, professor do Curso CPT Hidroponia – O Cultivo sem Solo, esclarece que nos cultivos hidropônicos, os produtos são cultivados sem contato com o solo. Como? As plantas recebem da água, enriquecida com nutrientes, tudo aquilo que é necessário para o seu crescimento.

Como plantar tomate-cereja em casa?

O tomate-cereja lembra uma cereja e é mais doce que os tomates convencionais. Além disso, seu cultivo é mais fácil, quando comparado aos de outros tomateiros, que exigem maiores cuidados. São duas as principais espécies de tomateiro-cereja, a rastejante e a trepadeira, que chegam entre 30 cm e 40 cm. Enquanto a primeira cresce para os lados, a segunda cresce para cima e requer tutoramento.

Orientações importantes para plantar alface

Para plantar alface, o solo deve apresentar alta fertilidade, boa drenagem, elevada carga de matéria orgânica, além de boa disponibilidade de nitrogênio. Quanto ao pH recomendado, ele deve se manter entre 6 e 7. A alface se desenvolve bem em regiões com temperaturas entre 10°C e 24°C. Caso a temperatura esteja excessivamente alta, ocorre o florescimento precoce.

O que preciso saber para iniciar um sistema hidropônico?

O sistema de cultivo conhecido como hidropônico despontou como uma das principais formas de cultivo de plantas devido à não utilização de agrotóxicos e nem do solo para que as plantas consigam se desenvolver corretamente. O resultado desse “novo” sistema é uma planta com muito mais qualidade e pronta para atender às necessidades de um mercado que está em busca de mais saúde.

Principais doenças viróticas, bacterianas e fúngicas da alface

A alface, chamada cientificamente de Lactuca sativa, é uma planta anual, de ciclo curto, com folhas dispostas ao redor do caule, que formam uma roseta. Essas folhas podem ser verdes, ou até mesmo verde-arroxeadas, e podem ser lisas, crespas ou recortadas. Independentemente do tipo de alface, algumas doenças viróticas, bacterianas e fúngicas podem acometer essa hortaliça.

Como construir um sistema hidropônico de leito flutuante em casa

Um dos sistemas hidropônicos mais simples é o sistema de leito flutuante, que pode ser facilmente feito em casa. Nele, as plantas permanecem suspensas na água com solução nutritiva sobre uma plataforma de isopor. Em 40 litros de água, é possível cultivar em torno de 12 plantas, que podem aumentar com um sistema maior.

O que cultivar em um sistema hidropônico?

Clério Hickmann, professor do Curso CPT Hidroponia – O cultivo sem Solo, destaca que o cultivo hidropônico possibilita a obtenção de produtos de boa qualidade quando comparados aos sistemas convencionais, devido à maior uniformidade na colheita e eficiência no uso da água para fins de irrigação.

Sistemas de cultivo hidropônico e convencional: qual o mais vantajoso?

As plantas em geral são compostas por água, elementos químicos e carbono. As plantas que podem ser produzidas em sistemas hidropônicos possuem, em média, 70% de água, 25% de compostos de carbono e 5% de sais minerais ou nutrientes, entre outras moléculas.

Suplementação de alimentos hidropônicos, como fazer?

Segundo Dr. Clério Hickmann, professor do Curso CPT Hidroponia - O Cultivo sem Solo, existem duas formas de suplementar os nutrientes dos quais as plantas estão com deficiência: na solução nutritiva (nutrientes que são mais móveis na planta ) e sobre a paste aérea (via folhear ou fruto: nutrientes considerados praticamente imóveis, entre eles o cálcio e o boro).

Fique por dentro das novidades!