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Vendas pela Internet: fatores de um site de sucesso

As vendas pela Internet vêm crescendo em um ritmo acelerado e os resultados obtidos por algumas empresas são cada vez mais surpreendentes

Vendas pela Internet: fatores de um site de sucesso   Artigos Cursos CPT

A Internet é um canal indispensável de comunicação. Nela, as empresas podem otimizar os seus processos, promover produtos e serviços, criar ou expandir o relacionamento com clientes, aumentar sua produtividade e expandir sua atuação para novos mercados. Entretanto, muitas pessoas e empresas ainda desconhecem ou resistem ao imenso potencial desta ferramenta. As vendas pela Internet vêm crescendo em um ritmo acelerado e os resultados obtidos por algumas empresas são cada vez mais surpreendentes.

Hoje em dia, muitas lojas presentes na Internet, ou seja, as lojas virtuais, nem existem fisicamente, mesmo assim, realizam o comércio de mercadorias atendendo aos seus clientes de forma eficiente.

 

A compra pode ser feita pelo cliente, sem que este fale com um vendedor, basta esperar a mercadoria ser entregue em sua casa, com as mesmas garantias que obteria caso a compra fosse feita em uma loja convencional. E o pagamento? Este também poderá ser feito de dentro da residência ou do escritório do cliente, por meio de cartão de crédito, débito automático em sua conta bancária ou por outras formas de pagamento. No entanto, para que tudo isso se torne possível, é preciso apenas que a sua empresa possua um site, hospedado em um determinado provedor, para se tornar acessível na Internet.

 

Comunicação digital


 

Por meio do uso de imagens, vídeos, sons e animações nos computadores, aliados à Internet, criou-se um novo conceito de comunicação: a comunicação digital. Uma empresa deve saber como utilizar a comunicação digital a seu favor na hora de implementar seu site na Internet. Uma vez que não se aplica qualquer regra de comunicação digital, você estará praticamente eliminando as possibilidades de um visitante retornar ao seu site.

 

Receptividade


 

A receptividade de um site está diretamente relacionada com a sua divulgação. Um site funciona como um serviço telefônico 0800 que, se não for bem divulgado, poucas pessoas ficarão sabendo da sua existência e o retorno será insignificante. Por isso, a divulgação do site é fundamental, pois assim você atrairá clientes potenciais e tornará o seu espaço virtual um gerador de negócios.

 

Não segmentação


 

A não segmentação é uma característica que deve estar presente em praticamente todos os tipos de sites, pois eles devem atender pessoas de diferentes perfis que poderão acessá-lo, como por exemplo: clientes ativos; clientes potenciais; estudantes; profissionais liberais e até concorrentes. Normalmente, cada um possui um interesse diferente, os quais deverão ser plenamente atendidos ao visitar o seu site.

 

Interatividade


 

A interatividade é outro aspecto fundamental na comunicação de um site, devendo este atender às necessidades de informação e serviços on-line de seus visitantes. Isto quer dizer que o visitante deverá encontrar facilmente o que deseja, fazer perguntas e receber respostas imediatas, como por exemplo, nos serviços de autoatendimento pela Internet.

 

Marketing digital


 

Antes de vermos o conceito de marketing digital, vamos ver o de marketing convencional: este é o sistema pelo qual produtos, serviços e marcas são criados, tornados públicos, movimentados, distribuídos e transmitidos para os segmentos de mercado apropriados. Já o marketing digital nada mais é que o uso de tecnologias digitais em ações de marketing. A exemplo do que acontece no marketing convencional, onde produtos e serviços são anunciados e posteriormente negociados nos segmentos apropriados de mercado, o marketing digital também utiliza tecnologias digitais com o objetivo de vender coisas. A principal diferença é que com o marketing digital isso poderá ser feito em uma velocidade muito maior.

 

Conteúdo do site


 

O conteúdo de um site, ou seja, as informações nele presentes, deverá ser muito bem planejado, tendo-se sempre em mente qual é o seu público-alvo. Uma informação só tem valor quando seu público pode acessá-la, entendê-la e utilizá-la de acordo com seus objetivos. Daí a importância de manter o foco no perfil dos clientes que irão interagir com o seu site. Lembre-se sempre que a informação perde seu significado quando não existe envolvimento ativo entre ela e seus criadores, ficando desatualizada e imprecisa. O acesso rápido e fácil a qualquer informação é uma das principais vantagens da Internet. Por isto, as páginas que formam seu web site deverão ser ricas em textos e informações relevantes a seus produtos e serviços.

 

Design e navegação


 

Depois de definir o conteúdo das páginas do site, é preciso elaborar o seu design e as formas de navegação. Nesse momento, não se deve esquecer que a página inicial é a mais importante do seu site. Estudos mostram que, se a página inicial não prender a atenção do visitante em cerca de 8 segundos, a chance dele sair do site e não retornar mais é muito grande. Cada página do seu site deve ser tratada como um ponto de partida para a navegação. Isso precisa ser feito, porque um cliente poderá entrar em um site pela página de um produto específico e não pela página inicial. Assim, ele terá condições de perceber, facilmente, em qual site entrou e encontrar opções de navegar pelo menu do site. Para isso, as páginas deverão possuir elementos que ajudem a navegação, como legendas, símbolos e setas.

 

Fidelização do cliente


 

Nas relações comerciais, fidelidade é a confirmação de uma escolha uma opção exclusiva por um produto ou serviço e a permanência dessa opção em um determinado tempo. A fidelização do cliente é alcançada por meio do estabelecimento de medidas e procedimentos, que devem ser adotados para deixar os clientes satisfeitos, bem como para que eles possam estar sempre acessando o site da sua empresa. É importante esclarecer que cliente fiel é aquele que está satisfeito com o produto ou serviço que está recebendo em troca do valor que está pagando, mesmo que não seja pelo menor preço do mercado, pois o cliente percebe um valor agregado à sua compra. Além disso, não se deve não frustrar as expectativas do cliente, ou seja, não atrasar nos prazos de entrega, no envio de propostas, no suporte técnico, enfim, na velocidade e qualidade do atendimento como um todo.

 

Confira mais informações, acessando os cursos da área Gestão Empresarial.

 

Por Andréa Oliveira

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