“Independentemente do nível hierárquico em que nos enquadramos profissionalmente, todos estamos sujeitos a críticas nada agradáveis”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1. A falta de motivação e o estresse podem fazer com que algumas atividades profissionais não ocorram da forma como deveriam, o que pode desagradar a chefes e líderes. Como resultado, nós nos deixamos dominar por uma sensação fracasso, que nos impede de aprender com os nossos erros.
Ao invés de nos posicionarmos dessa forma, devemos saber como responder positivamente a feedbacks negativos. Vejamos a seguir algumas dicas importantes:
Esteja aberto a críticas
Normalmente, quando somos criticados, nós nos colocamos na defensiva, como se a crítica fosse de cunho pessoal. É importante que estejamos abertos a críticas, para que possamos escutá-las, de fato, sem nos sentirmos ofendidos. Dessa forma, certamente, nós aproveitaremos efetivamente os feedbacks negativos para o nosso aprimoramento profissional. Na verdade, muitos feedbacks, embora pareçam agressivos, são amplamente construtivos.
Aprenda a escutar
Saber escutar críticas de chefes e líderes torna-se tarefa complicada, principalmente para profissionais dominados pelo ego. Para eles, o feedback negativo significa perseguição, bullying, afronta pessoal. Isso impede que uma crítica construtiva seja devidamente assimilada para melhorias no futuro. Como consequência, pessoas com essa postura deixam de se desenvolver profissionalmente.
Pesquise a fonte
A imparcialidade não é aliada da crítica. Muito pelo contrário, esta se fundamenta em opiniões pessoais após observação e coleta de informações. Sendo assim, torna-se indispensável pesquisar a fonte motivadora do feedback negativo. Em alguns casos, a crítica não é nada construtiva, ela parte de pessoas invejosas, competitivas, que se sentem ameaçadas por profissionais que se destacam na empresa.
Pense antes de questionar
Profissionais na defensiva respondem agressivamente a feedbacks negativos. Para não cometermos erros semelhantes, devemos praticar o autoconhecimento para alcançarmos equilíbrio e maturidade profissional. Dessa forma, saberemos como lidar com situações conflitantes. Quando nos depararmos com críticas, devemos primeiramente avaliá-las antes de questioná-las.
Torne a crítica um aprendizado
Embora não seja nada fácil ouvir e aceitar feedbacks negativos, devemos transformá-los em uma forma de aprendizado. Nada de nos culparmos eternamente por nossos erros! Somos passíveis de falhas! Devemos assimilar as críticas e usá-las ao nosso favor. Este é o caminho mais simples e sábio para crescermos profissionalmente e construirmos uma carreira plena de realizações e sucesso.
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Fonte: administradores.com.br
Por Andréa Oliveira.
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