WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quem faz a análise de crédito a clientes em uma empresa?

Quem faz a análise de crédito a clientes em uma empresa é o analista de crédito. sua função do é analisar o crédito a ser concedido ao comprador, mediante a um preposto de confiança do vendedor

Quem faz a análise de crédito a clientes em uma empresa?    Artigos Cursos CPT

 

Quem faz a análise de crédito a clientes em uma empresa é o analista de crédito. Na venda a prazo, um dos elementos característicos do contrato, o preço, é fixado para pagamento em data futura. Para tanto, é necessário que o vendedor confie no comprador, e este, de sua parte, demonstre ser merecedor da confiança nele depositada. A esta confiança se dá o nome de Crédito.

Em virtude do sempre crescente volume de negócios mercantis e do surgimento de novos compradores e vendedores, tornou-se difícil conhecer as pessoas, as partes que se envolvem no contrato. O comprador se aproxima do vendedor de diversas maneiras e compra tanto por contatos diretos como por resultado de atividades de terceiros prepostos. A instituição do crédito revela-se como a principal mola propulsora dos negócios e, para mantê-la e verificá-la, os comerciantes estabelecem regras que ordenam sua utilização e movimentação.

“A função do analista de crédito é analisar o crédito a ser concedido a determinado comprador, e é desempenhada por um preposto de confiança do vendedor”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Administração Financeira na Pequena Empresa, em Livro+DVD e Curso Online.

A aprovação de crédito mercantil é tarefa de grande responsabilidade; ao liberar uma venda efetuada a prazo, o analista dispõe do capital do comerciante permitindo a transferência do estoque ao comprador, acreditando na promessa de pagamento futuro. Para evitar que a concessão de crédito seja desastrosa ou prejudicial ao patrimônio da empresa, o analista deve ter plena consciência da sua responsabilidade, cercando-se de conhecimentos que lhe permitam ver, além dos vários ângulos de um negócio mercantil, os limites da confiança merecida pelo cliente.

A melhor ferramenta de trabalho para o analista de crédito é a informação. Ele deverá se concentrar na melhor forma de captá-la e interpretá-la, uma vez que, como informação comercial, entende-se toda a gama de informações não-estruturadas e publicações sobre empresas e negócios, referindo-se ao desenvolvimento, à retração ou à estagnação dos mesmos. A observação dos ramos de negócio, sua importância no âmbito de localização, no relacionamento com as necessidades que orientam a oferta e a procura; sua importância no desenvolvimento básico da região: a capacidade da empresa de obter, transportar e transformar a matéria-prima de que necessita; saber se a produção se destina ao consumo obrigatório, necessário ou supérfluo, como são feitas a distribuição e circulação.

O entendimento desses pontos, e vários outros referentes à empresa que está sendo pesquisada para efeitos de concessão de crédito, é que dão ao analista a base segura para o desenvolvimento de sua missão. De posse da informação de qualidade, o analista se responsabiliza pela coordenação do departamento de crédito e domínio das implicações legais e jurídicas do negócio, pois, no futuro, após a aprovação do crédito, poderá necessitar desses conhecimentos para reaver o capital disposto à época da venda.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


Especialista: O empreendedor é um planejador por natureza!
Empreendedorismo: O que aprender com os concorrentes?
Antes de contratar, conheça os tipos de administradores!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!