WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Quem faz a análise de crédito a clientes em uma empresa?

Quem faz a análise de crédito a clientes em uma empresa é o analista de crédito. sua função do é analisar o crédito a ser concedido ao comprador, mediante a um preposto de confiança do vendedor

Quem faz a análise de crédito a clientes em uma empresa?    Artigos Cursos CPT

 

Quem faz a análise de crédito a clientes em uma empresa é o analista de crédito. Na venda a prazo, um dos elementos característicos do contrato, o preço, é fixado para pagamento em data futura. Para tanto, é necessário que o vendedor confie no comprador, e este, de sua parte, demonstre ser merecedor da confiança nele depositada. A esta confiança se dá o nome de Crédito.

Em virtude do sempre crescente volume de negócios mercantis e do surgimento de novos compradores e vendedores, tornou-se difícil conhecer as pessoas, as partes que se envolvem no contrato. O comprador se aproxima do vendedor de diversas maneiras e compra tanto por contatos diretos como por resultado de atividades de terceiros prepostos. A instituição do crédito revela-se como a principal mola propulsora dos negócios e, para mantê-la e verificá-la, os comerciantes estabelecem regras que ordenam sua utilização e movimentação.

“A função do analista de crédito é analisar o crédito a ser concedido a determinado comprador, e é desempenhada por um preposto de confiança do vendedor”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Administração Financeira na Pequena Empresa, em Livro+DVD e Curso Online.

A aprovação de crédito mercantil é tarefa de grande responsabilidade; ao liberar uma venda efetuada a prazo, o analista dispõe do capital do comerciante permitindo a transferência do estoque ao comprador, acreditando na promessa de pagamento futuro. Para evitar que a concessão de crédito seja desastrosa ou prejudicial ao patrimônio da empresa, o analista deve ter plena consciência da sua responsabilidade, cercando-se de conhecimentos que lhe permitam ver, além dos vários ângulos de um negócio mercantil, os limites da confiança merecida pelo cliente.

A melhor ferramenta de trabalho para o analista de crédito é a informação. Ele deverá se concentrar na melhor forma de captá-la e interpretá-la, uma vez que, como informação comercial, entende-se toda a gama de informações não-estruturadas e publicações sobre empresas e negócios, referindo-se ao desenvolvimento, à retração ou à estagnação dos mesmos. A observação dos ramos de negócio, sua importância no âmbito de localização, no relacionamento com as necessidades que orientam a oferta e a procura; sua importância no desenvolvimento básico da região: a capacidade da empresa de obter, transportar e transformar a matéria-prima de que necessita; saber se a produção se destina ao consumo obrigatório, necessário ou supérfluo, como são feitas a distribuição e circulação.

O entendimento desses pontos, e vários outros referentes à empresa que está sendo pesquisada para efeitos de concessão de crédito, é que dão ao analista a base segura para o desenvolvimento de sua missão. De posse da informação de qualidade, o analista se responsabiliza pela coordenação do departamento de crédito e domínio das implicações legais e jurídicas do negócio, pois, no futuro, após a aprovação do crédito, poderá necessitar desses conhecimentos para reaver o capital disposto à época da venda.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


Especialista: O empreendedor é um planejador por natureza!
Empreendedorismo: O que aprender com os concorrentes?
Antes de contratar, conheça os tipos de administradores!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!