
Está precisando dar uma inovada na sua indústria? Precisa capitalizar mais? Tenho a solução para você e o nome é Qualidade total! É uma técnica administrativa que pode te ajudar a orientar da melhor maneira o funcionamento das suas etapas de produção.
O Prof. e Mestre Hélvio Tadeu Cury Prazeres, do Curso CPT Como Administrar Pequenas Indústrias, ensina como aplicar a qualidade total através do programa dos 5 S!
Toda empresa que exportará produtos e quer conquistar mercados deve ter normas ISO. É uma exigência da maioria dos importadores. Outra questão que envolve a implantação da qualidade total é quanto ao impacto ambiental.
Se o processo produtivo da sua indústria gerar danos ambientais, é fortemente recomendável que você tenha normas de qualidade total e padronização de processos. Lembre-se de que a implantação de qualidade total gera gastos. Avalie, antes de implantar, se os gastos serão recompensados na venda do seu produto.
Os 5 esses são 5 palavras em japonês que começam com S, pois foram eles que criaram esse sistema. Sendo:
1. Seiri = classificar e arrumar, senso de utilização separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário;
2. Selton = organizar ergonomicamente, senso de arrumação, identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente;
3. Seiso = higiene e limpeza, manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar;
4. Seiketsu = normalizar e manter, higiene de um ambiente de trabalho sempre favorável à saúde e à higiene;
5. Shitsuke = disciplina e treino, senso de autodisciplina, fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando os 5s num modo de vida.
Seguindo essas normas, a sua empresa atenderá as exigências de qualquer cliente e toda a legislação.
Às vezes, você nem precisa chegar a implantar um programa de qualidade total. Basta utilizar essa vitoriosa metodologia de gestão. Manter a sua empresa organizada, limpa, com o ambiente de trabalho harmonioso é fundamental. Ele é aplicável em qualquer indústria.
O Método "5S" foi a base da implantação do Sistema de Qualidade Total nas empresas. Surgiu no Japão, nas décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a chamada crise de competitividade. Além disso, as fábricas japonesas estavam precisando de uma reestruturação e de uma “limpeza”.
O Método 5S visa combater eventuais perdas e desperdícios nas indústrias, educar a população e o pessoal envolvido diretamente com o método, para aprimorar e manter o sistema de qualidade na produção.
É muito importante que haja a alteração no comportamento e atitudes do pessoal. A conscientização da importância dos conceitos e de como eles devem ser usados por todos facilita a implantação do programa. O programa deve se transformar num hábito para todos.
Desse modo, o 5S auxiliará na reorganização da empresa, facilitar a identificação de materiais, facilitar encontrar e descartar itens obsoletos, melhorar a qualidade de vida dos membros da equipe e do ambiente de trabalho.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Indústrias.
Por Eduardo Silva Ribeiro.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.