WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que usar uniforme no ambiente de trabalho?

Além de ajudar a identificar sua empresa, em algumas o uniforme pode ser sinônimo de segurança

Uniformes

Tempos atrás, mesmo em época de guerras, muitas pessoas decidiam se vestir da melhor forma, com meias, luvas, chapéus e outros acessórios. Os homens costumavam andar de terno com casaco e chapéus no escritório. Antes da década de 50, o leque de possibilidades era pequeno, mas as pessoas insistiam em manter a formalidade.

Atualmente, a roupa representa a personalidade de quem a veste e é tida como pessoal e interpretativa, isto é, cada um é livre para usar o que julgar melhor. Em ambientes empresariais, porém, é comum que as pessoas tenham que usar uniformes. Mas, por quê? Em muitos casos, os uniformes vão além de representar a identidade da empresa, marcando também ponto importante na segurança de seus funcionários.

O professor do Curso a Distância Como Administrar Pequenas Empresas, Hélvio Tadeu, ressalta que o uniforme ajuda a padronizar a vestimenta dos funcionários e precisa seguir algumas regras.

Regras para o uso de uniforme

Caso a empresa decida estabelecer regras para que se use uniforme, deverá entender que precisará arcar com custos relacionados a ele. Isso porque precisará fornecê-lo ou pagar pelos custos dele. Porém, se ela estabelece regras para o uso de roupas, ela não se torna obrigada a pagar ajudas de custo ou a comprar uniformes para seus funcionários.

Porém, cabe avaliação sobre essa questão, uma vez que a adoção de uniformes ou até padrões de roupa tem impacto extremamente positivo na imagem da empresa e, consequentemente, no marketing.

Caso opte pelos uniformes, deverá ser entregue junto a eles um termo de responsabilidade para que o funcionário se responsabilize pelo seu uniforme. Igualmente, ao devolvê-lo, o funcionário também deverá assinar um termo informando o que está sendo devolvido.

Definição da vestimenta

Adotar um código de vestimenta não necessariamente implica em adotar um uniforme. A depender do tipo de sua empresa, o uniforme pode fazer com que os funcionários combinem mais com a marca dela. Mas, não ofereça ao seu funcionário um conceito vago para a vestimenta, como o “visual casual de negócios”, que não apresenta uma definição clara da roupa que se espera que ele vista.

Adequação

Na hora de definir as vestimentas adequadas, cuidado para não discriminar e dar ainda mais incentivo a “políticas” que prejudiquem as mulheres, como maquiagens, decotes, roupas justas, entre outras. Isso é sexista e injusto. Deve-se optar por políticas que permitam aos funcionários saber o que se espera deles, sem deixar nenhum de lado.

Identidade visual

A adoção de uniformes também ajuda a promover a empresa. Quer um exemplo? Basta entrar no Mc Donald’s para perceber que os funcionários estão totalmente uniformizados e, em qualquer lugar que você vá, será possível reconhecer a marca pelo uniforme que eles estão usando. Para empresas menores, vale a pena investir em um uniforme elegante e confortável para que seus clientes consigam começar a identificar sua empresa por eles. Caso não seja possível investir nisso, aposte em algum acessório, como um lenço, chapéu ou adesivos que identifiquem seus funcionários.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Gestão Empresarial:

Como Administrar Pequenas Empresas
Merchandising Visual para o Seu Negócio
Como Implantar um Plano de Cargos e Salários

Fonte: Ponto RH – pontorh.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!