WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Planejamento estratégico empresarial: aprenda a organizá-lo

A empresa que faz o Planejamento estratégico cria condições rápidas de decisões, diante de oportunidades e ameaças e otimiza as vantagens competitivas em relação aos concorrentes

Planejamento estratégico empresarial: aprenda a organizá-lo   Artigos Cursos CPT

Estratégia é um plano de ação criado para atingir determinados objetivos. Todas as estratégias de marketing passam por três estágios: determine o que quer alcançar, adote o método certo para chegar lá e avalie o desempenho para medir o resultado do trabalho. O planejamento estratégico permite que a empresa use com sabedoria os seus investimentos e aumente os lucros.

“A empresa que faz o Planejamento estratégico cria condições para decidir rapidamente, diante de oportunidades e ameaças. Além disso, otimiza as vantagens competitivas em relação aos concorrentes”, afirma Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, professora do Curso a Distância CPT Marketing para Pequenas Empresas, em Livro+DVD e Curso Online.

Passos para um planejamento estratégico:


- Monte uma equipe. Convoque profissionais da sua empresa de várias habilidades diferentes. Envolva pessoas que tenham o contato direto com os clientes.
- Examine a situação atual. Analise todos os aspectos envolvidos na administração da sua empresa como produtos e serviços, consumidores e concorrência. Verifique se as estratégias de marketing que a sua empresa está usando tem trazido bons resultados. Veja se o seu concorrente está melhor do que você.
- Defina com a sua equipe quais os pontos fracos, os pontos fortes da sua empresa, as oportunidades que a empresa pode ter, e as ameaças que ela sofre ou pode sofrer.
- O objetivo disso é rever os pontos fracos. Veja o que você pode fazer por eles. Por exemplo: A sua empresa tem como ponto fraco o atendimento a clientes. Então deve fazer parte da nova estratégia uma melhora considerável no atendimento.
- Explore os pontos fortes. Se o seu atendimento já é muito bom, reforce esse item aperfeiçoando cada vez mais e realce isto na campanha publicitária como um valor agregado.
- Aproveite as oportunidades. Quais as oportunidades atuais ou futuras que eu poderia explorar? Se minha empresa é prestadora de serviços, o que posso fazer para melhorar esses serviços? Quais novos serviços eu posso implantar? Se a minha empresa fornece produtos, quais novos produtos eu poderei lançar?
- Antecipe as ameaças. Que tipo de ameaças representam os concorrentes? Tente prevê-las para resolvê-las antes delas acontecerem. Por exemplo. Se eu sei que o meu concorrente vai lançar um determinado produto novo no mercado, eu devo lançar também um produto que faça frente ao dele. E, se possível, antes dele. Senão fico para trás.
- Liste todos esses pontos e assim você pode direcionar as ações de marketing para alcançar os seus objetivos.
- Estabeleça objetivos. O que você quer alcançar com a estratégia de marketing?
- Tenha objetivos desafiadores, mas possíveis, senão você pode achar que o marketing não funciona. Pelo menos um dos objetivos deve ser atingido imediatamente.
- Planeje a ação. Você pode escolher qual a melhor forma de agir. Discuta com a equipe formada e aceite opiniões. Depois coloque-as em prática. Será que o melhor caminho é o envio de catálogos para os clientes com a foto dos novos produtos? Será que devo criar catálogos novos e enviá-los? Será que devo anunciar meus novos produtos na rádio local ou no jornal? Será que devo realizar um evento de lançamento? Você vai saber qual a melhor forma para a sua empresa, dependendo do seu orçamento.
- Calcule o custo de cada uma de suas idéias para o plano de marketing, levando em conta os possíveis benefícios. Elas tem que atender à necessidade do consumidor e produzir lucro. Por exemplo, as campanhas publicitárias são caras mas se houver lucro muito superior ao custo, tornam-se baratas.

Algumas ideias requerem pouco tempo e investimento, como uniformizar os funcionários. Outras são caras e complicadas demais, como mudar a decoração de uma loja inteira. Então:


- Faça uma agenda com as atividades sugeridas e classifique-as por ordem de prioridade. Tente implantar, primeiro, as atividades mais simples, rápidas e econômicas.
- Execute a estratégia. Encaminhe cada tarefa a quem é responsável por ela e estabeleça um prazo determinado para sua implementação.
- Faça reuniões com a equipe de marketing a cada três meses e compare o progresso obtido, com os prazos estabelecidos na fase de planejamento.

Observação importante:


Analise como sua empresa e seu mercado estão reagindo às mudanças. Pode ser que você tenha que mudar os objetivos. Os lucros cresceram com a implementação da estratégia? O número de clientes aumentou? A imagem da empresa ou do produto foi reforçada?

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!