O processo de gestão trata do planejamento das ações para o gerenciamento das atividades desempenhadas pelas pessoas nas empresas, como administrar, organizar, mensurar, e controlar os resultados. O relacionamento entre pessoas, por sua vez, envolve aspectos diversos e difíceis de serem geridos. Contudo, é essencial para uma organização se manter no mundo dos negócios. “Não existe empresas sem pessoas, por isso elas são de fato o principal patrimônio a ser preservado”, afirma Dr. Edson Moura da Silva, professor do Curso a Distância CPT Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança.
Dentro desse contexto, a presença de gerentes líderes se faz necessária para a alavancagem de qualquer tipo de empreendimento, pois serão eles os responsáveis por atrair e manter profissionais competentes, motivados e focados em objetivos e metas. São os gerentes líderes, com a sua sensibilidade para as expectativas e necessidades das pessoas que também primam pela saúde, qualidade de vida e ambiente de trabalho saudável.
Pessoas influenciam e são influenciadas pela organização. São comumente tratadas como recursos humanos, subordinados, empregados, colaboradores e talentos, dentre outras terminologias. Independente do nome a ser dado, o que precisa estar presente é o olhar sensível à condição humana, peculiares aos gerentes líderes.
Os principais aspectos a serem considerados pelos gerentes na condução das pessoas são:
I. Vinculação com a visão, missão e valores
São os elementos fundamentais da cultura organizacional e, portanto, o guia de todas as ações e comportamentos no ambiente de trabalho.
II. Metas de trabalho negociadas
Só é possível realizar, com prazer e bem, aquilo que acreditamos ter significado para nossas vidas. Por isso, devem ser compatibilizados os interesses pessoais, de equipe e da empresa.
III. Foco nos resultados
As metas e os objetivos apontam os resultados esperados em quantidade, qualidade e tempo de realização. Portanto, são essenciais para o planejamento das ações internas e na excelência no atendimento ao cliente.
IV. Foco nos clientes
Sendo o cliente a principal razão de um negócio, estar atento às suas expectativas, necessidades, sonhos e buscar atendê-las é necessário a toda organização. Sabemos que sem o cliente não há sobrevivência, lucro ou desenvolvimento.
V. Remuneração
Que é definida como a soma de salário, benefícios e incentivos. Ainda continua sendo um grande desafio para as organizações remunerar por competência. É preciso criar os indicadores de desempenho para a ascensão profissional, elaborar um plano de carreiras e utilizar das lideranças para a divulgação, gestão, acompanhamento, controle e revisões, quando necessário. O comprometimento e a dedicação estão vinculados à postura e maturidade profissional, mas também à justa remuneração adotada.
Uma grande fonte de insatisfação são as práticas de remuneração, que, por muitas vezes, relegam o bom profissional em detrimento de outros menos qualificados, por meio de ações que promovam uma zona de conforto (acomodação), devido ao protecionismo, indicações políticas, apadrinhamentos e inexistência de um programa de avaliação de desempenho (que se pauta em objetivos mensuráveis).
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.