O administrador precisa correr, adaptar-se às novas exigências, estar bem informado, ler muito, treinar constantemente, analisar o mercado.
36% das empresas morrem no primeiro ano de vida, e 47%, no segundo, por falta de conhecimentos gerenciais básicos. Isso acontece porque muitos gerentes e empresários cheios de boa vontade e força para trabalhar não conhecem as habilidades que o empreendimento exige, e, pior ainda, assessoram-se de pessoas despreparadas. O resultado disso são os números alarmantes acima citados: em dois anos, boa parte das empresas encerraram suas atividades com grandes prejuízos para seus proprietários.
Segundo o Professor Helvio Tadeu Cury Prazeres, Mestre em Marketing, especialista em análise de sistemas e administração financeira, consultor de várias empresas, o caminho para reverter esse quadro passa pela formação de gerentes empreendedores, pois a fase do amadorismo já acabou. A velocidade das transformações por que passa o mercado consumidor, concorrente e fornecedor, é alta, e o empreendedor, através da busca constante de informações, consegue planejar e estabelecer objetivos claros para sua empresa.
Observe o que acontece ao seu redor. Uma loja que vende pneus informa ao cliente, usando dados armazenados em seu banco de dados, que o pneu comprado, tempos atrás, pode estar careca, colocando em risco a segurança dos usuários. Pois bem, essa loja passou a oferecer algo mais ao cliente. Ela, ao invés de pneu, passou a vender "segurança", informação e serviços agregados ao seu produto, o seu diferencial competitivo. O pneu "falou" que estava na hora de ser trocado. A loja passou a vender "informações e serviços", e, dessa maneira, tornou-se diferente de todas outras que vendem pneus.
O administrador precisa estar atento, sintonizado com as mudanças de hábitos dos clientes, com os novos canais de comunicação e distribuição de produtos e serviços, com as estratégias usadas pelos concorrentes e com as transformações do mercado. Os consumidores estão dispostos a pagar mais pelo produto/serviço, desde que esses atendam suas necessidades. O preço não é o único argumento de venda. A empresa deve trilhar o próprio caminho, ter competência para satisfazer seu cliente, o que gera lucro e a mantém no mercado.
O maior desafio do administrador é correr com o tempo, adaptar-se às novas exigências, estar bem informado, através da leitura, treinamento constante, análise de mercado. Lembre-se de uma coisa: se você não tem o hábito de pensar, tenha certeza de que alguém está pensando por você...a concorrência.
Verificando a importância deste assunto, o CPT - Centro de Produções Técnicas, decidiu pela elaboração de um curso , constituído de filme e livro, intitulado Como Administrar Pequenas Empresas, coordenado pelo experiente professor Helvio Tadeu, consultor de empresas, especialista em análise de sistemas e administração financeira.
Este curso vem preencher uma lacuna existente no país, em termos de objetividade e praticidade, abordando os seguintes assuntos: pesquisa de mercado, planejamento mercadológico, planejamento de recursos humanos; controle de custo, estoque, compras e investimento; estratégias de sobrevivência. É um treinamento que vai mudar a sua administração e ajudar a abrir as portas do sucesso.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
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