WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Habilidades fundamentais para um empreendedor de futuro

Para sobreviver ao “novo futuro”, é preciso possuir algumas habilidades fundamentais para o sucesso

Habilidades empreendedor - imagem ilustrativa

Guilherme Magalhães, professor do Curso CPT Empreendedorismo e Inovação, problematiza, ao afirmar que falando de empreendedorismo, é normal que as pessoas associem esse conceito a empresas ou empresários de sucesso, que já nasceram com um dom para os negócios.

Atualmente, podemos notar que o empreendedorismo se tornou uma carreira profissional. E, cada vez mais, fica claro para as pessoas que só prospera que nasce com dom para empreender. Certamente, algumas pessoas nascem privilegiadas e se transformam em empreendedores de sucesso, mas outras conseguem obter sucesso mesmo sem ter nascido com aptidão para empreender.

Isso nos leva a alguns questionamentos, como: o que é preciso para ser um bom empreendedor?

Indo um pouco além, já é clichê dizer que estamos vivendo de forma “avançada”, isto é, estamos vivenciando mudanças que ocorrem a todo o tempo. O que é bom hoje, amanhã pode não ser mais; o que funciona bem hoje, pode ser facilmente superado amanhã.

Diante dessas informações, é possível perceber uma geração que ainda encontra dificuldades em se adaptar a essa nova realidade. Isso porque esse mundo considerado “moderno” exige de pessoas habilidades “modernas”.

A seguir, apresentamos algumas habilidades fundamentais para empreendedores que possuem visão de futuro:

Espírito de liderança

O conceito de “chefe” é considerado ultrapassado, quando o comparamos com o conceito de “líder”. Nessa esteira, observa-se a importância de nos tornarmos líderes das nossas próprias vidas, cargo que não serve apenas para gerentes, diretores ou presidentes. A liderança não significa, necessariamente, um cargo: é uma questão de atitude, de estado de espírito. Entra em cena também a questão do protagonismo, pois, antes de ser um bom líder profissionalmente, você precisa ser um bom líder na sua vida, assumindo a autoliderança e a autorresponsabilidade.

Resiliência

Há alguns anos essa palavra vem se tornando “popular” e utilizada por muitas pessoas que sequer conhecem o seu significado. Resiliência é a capacidade de adaptar-se a mudanças, de superar obstáculos ou de resistir à pressão de situações adversas. Traduzindo para o conceito de habilidade, ser resiliente significa saber mudar junto com o mundo. Logo acima falamos sobre as mudanças, que ocorrem a todo o tempo e que requerem mudanças dentro de nós mesmos. É o que propõe a teoria da evolução, de Darwin: só sobrevive quem se adapta.

Criatividade

Novas situações exigem novas respostas. Em decorrência disso, fica fácil sentir a necessidade de se tornar alguém criativo para sobreviver ao “futuro”. Boa parte do que vimos, aprendemos e ensinamos já não serve mais, o que nos obriga a usar a criatividade daqui pra frente. Se ajuda, saiba que a criatividade não é uma habilidade inata, assim como o dom para o empreendedorismo: é possível desenvolvê-la.

Pensamento sistêmico

Muita gente acredita que a vida é como uma receita de bolo, com o modo de preparo pronto a ser seguido para se obter o resultado esperado – no caso das pessoas, o sucesso. Nascer, estudar, se formar, trabalhar, formar uma família, construir uma casa... Essa pode ser a receita “padrão” pra muita gente, mas ela não dá certo pra todo mundo, não é mesmo? Quando essa “receita” dá errado, a frustração é a primeira reação que temos. Isso se deve ao fato de que sempre pensamos de forma linear, isto é, acredita-se que, se eu for um bom aluno, terei um excelente emprego. Porém, o mundo é sistêmico e ele nos impõe a necessidade de pensarmos também dessa forma.

Aprendizagem contínua

Para se ter visão de futuro, é importante ter sempre sede de conhecimento. Na vida, só paramos de aprender quando morremos. Como dito no item “criatividade”, você será submetido frequentemente à obrigação de jogar fora algo que já tenha aprendido para absorver algo novo. Em outras palavras, seu estudo deverá ser eterno.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Empreendedorismo e Inovação
Inteligência de Mercado – Como Acessar o Mercado em Tempos de Crise e Crescimento
Como Administrar Pequenas Empresas

Fonte: Administradores.com – administradores.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!