O dia a dia de empresas e organizações é quase sempre muito agitado. Os colaboradores precisam desempenhar diversas funções e se relacionam uns com os outros a todo o tempo. Por conta disso, esse relacionamento precisa ser saudável e benéfico às empresas. Contudo, em muitos casos eles acabam produzindo um grande problema: a fofoca.
Hélvio Tadeu, professor do Curso CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 1, explica que um bom relacionamento entre funcionários é essencial, mas eles precisam saber separar o relacionamento profissional do pessoal, que acaba prejudicando a produtividade e, consequentemente, o ambiente de trabalho.
Aquela conversinha fora de hora acaba provocando, além desses prejuízos, uma reação em cadeia que vai afetando toda a empresa. Pode resultar em demissões injustas, julgamentos equivocados e até em conflitos entre colaboradores, o que torna o ambiente de trabalho desfavorável a quem está nele.
Confira a seguir algumas dicas para evitar a fofoca em ambientes de trabalho:
Não se envolva
Você provavelmente conhece aquela brincadeira “telefone sem fio”, não é? Uma informação vai sendo passada de uma pessoa para outra e, depois de várias, pode estar totalmente distorcida. Mas, o que acontece se uma pessoa não passa a informação adiante? Ela “acaba”. Logo, seja essa pessoa. Evite ouvir e, ainda mais, evite repassar!
Acordo
Reúna sua equipe ou colegas de trabalho e firmem um acordo, seja escrito, oral ou até mais descontraído. Foquem em combinar de evitar as fofocas ou deixá-las para momentos em que vocês estiverem fora da empresa, desde que, claro, não interfiram no bom relacionamento entre vocês.
Liberdade
Faça com que todos se sintam sempre à vontade para compartilhar sentimentos, expectativas, conquistas, frustrações, de forma aberta e honesta. Dessa forma, vocês construirão uma relação transparente e a fofoca, que geralmente fica “escondida” entre as pessoas, perderá o sentido.
Pense antes de falar
Antes de repassar qualquer informação, de fazer qualquer julgamento ou de criar teorias sobre qualquer acontecimento, pense! Esteja ciente de que você vê, ouve e sente a partir da sua visão sobre o que acontece, não a partir da realidade. Logo, nem sempre tudo o que você acredita é o que de fato é.
Faça o contrário
Muitas fofocas nascem de reclamações, que possuem sentido negativo. Então, ande na contramão e, em vez de reclamar, tente fazer solicitações. Por exemplo, em vez de reclamar que você recebeu uma carga muito grande de serviço, tente solicitar ao seu chefe um prazo maior ou, ainda, a redução dessa carga. Isso não garante que sua solicitação será aceita, mas você evitará boa parte do “peso negativo” que você “recebeu”.
Equilíbrio
Quanto mais tempo passamos em um ambiente de trabalho, mais propensos ao estresse e ao mal humor estaremos. E, pessoas estressadas e mal-humoradas reclamam e fofocam mais. O ideal é que você tente promover um equilíbrio entre sua vida pessoal e a profissional.
Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:
Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 1
Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 2
Como Administrar Pequenas Empresas
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
por Renato Rodrigues
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