WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Evite as fofocas no ambiente de trabalho!

Aquela conversinha fora de hora pode acabar prejudicando a produtividade

Fofoca

O dia a dia de empresas e organizações é quase sempre muito agitado. Os colaboradores precisam desempenhar diversas funções e se relacionam uns com os outros a todo o tempo. Por conta disso, esse relacionamento precisa ser saudável e benéfico às empresas. Contudo, em muitos casos eles acabam produzindo um grande problema: a fofoca.

Hélvio Tadeu, professor do Curso CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 1, explica que um bom relacionamento entre funcionários é essencial, mas eles precisam saber separar o relacionamento profissional do pessoal, que acaba prejudicando a produtividade e, consequentemente, o ambiente de trabalho.

Aquela conversinha fora de hora acaba provocando, além desses prejuízos, uma reação em cadeia que vai afetando toda a empresa. Pode resultar em demissões injustas, julgamentos equivocados e até em conflitos entre colaboradores, o que torna o ambiente de trabalho desfavorável a quem está nele.

Confira a seguir algumas dicas para evitar a fofoca em ambientes de trabalho:

Não se envolva

Você provavelmente conhece aquela brincadeira “telefone sem fio”, não é? Uma informação vai sendo passada de uma pessoa para outra e, depois de várias, pode estar totalmente distorcida. Mas, o que acontece se uma pessoa não passa a informação adiante? Ela “acaba”. Logo, seja essa pessoa. Evite ouvir e, ainda mais, evite repassar!

Acordo

Reúna sua equipe ou colegas de trabalho e firmem um acordo, seja escrito, oral ou até mais descontraído. Foquem em combinar de evitar as fofocas ou deixá-las para momentos em que vocês estiverem fora da empresa, desde que, claro, não interfiram no bom relacionamento entre vocês.

Liberdade

Faça com que todos se sintam sempre à vontade para compartilhar sentimentos, expectativas, conquistas, frustrações, de forma aberta e honesta. Dessa forma, vocês construirão uma relação transparente e a fofoca, que geralmente fica “escondida” entre as pessoas, perderá o sentido.

Pense antes de falar

Antes de repassar qualquer informação, de fazer qualquer julgamento ou de criar teorias sobre qualquer acontecimento, pense! Esteja ciente de que você vê, ouve e sente a partir da sua visão sobre o que acontece, não a partir da realidade. Logo, nem sempre tudo o que você acredita é o que de fato é.

Faça o contrário

Muitas fofocas nascem de reclamações, que possuem sentido negativo. Então, ande na contramão e, em vez de reclamar, tente fazer solicitações. Por exemplo, em vez de reclamar que você recebeu uma carga muito grande de serviço, tente solicitar ao seu chefe um prazo maior ou, ainda, a redução dessa carga. Isso não garante que sua solicitação será aceita, mas você evitará boa parte do “peso negativo” que você “recebeu”.

Equilíbrio

Quanto mais tempo passamos em um ambiente de trabalho, mais propensos ao estresse e ao mal humor estaremos. E, pessoas estressadas e mal-humoradas reclamam e fofocam mais. O ideal é que você tente promover um equilíbrio entre sua vida pessoal e a profissional.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 1
Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 2
Como Administrar Pequenas Empresas

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!