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Construa um time de sucesso com seu poder de liderança

Mais do que técnicas de liderança, é preciso favorecer o bom relacionamento entre e com seus liderados

Time de sucesso

A figura do líder é essencial para ambientes empresariais. Aquela velha imagem de um chefe que manda e controla seus funcionários está cada vez mais ultrapassada e tem dado lugar à figura do líder, que tem como função motivar sua equipe rumo a um objetivo em comum, apoiando, guiando, ouvindo e apontando caminhos.

Edson Moura e Márcia Clarindo, professores do Curso CPT Liderança Gerencial – Como Desenvolver Habilidades em Liderança, explicam que a liderança é, na verdade, uma habilidade que pode ser desenvolvida, melhorando-se a capacidade de gerentes e gestores lidarem com a rotina da equipe de trabalho em todos os tipos de empresas.

Independentemente da área de atuação, o tipo de empresa ou o produto/serviço oferecido, a empresa precisa, antes de qualquer coisa, ter uma relação harmônica com seus funcionários. As relações que eles constroem entre si também são fundamentais para o bem da empresa e, quando positivas, são sinônimos de bons resultados.

Porém, alguns líderes podem se mostrar, muitas vezes, despreparados para tal função, comprometendo o desempenho de sua equipe e, consequentemente, da empresa. É preciso saber ser líder para conseguir guiar seu time no caminho da “vitória”.

Confira a seguir algumas táticas de liderança, essenciais para que se construa um time de sucesso:

Dedique um tempo à sua equipe

Sabemos que muitas empresas, pelo seu porte ou pelo fluxo de serviço, não favorecem encontros e reuniões entre as equipes de trabalho. Porém, esses momentos, que muitos líderes esperam que sejam espontâneos, podem ser facilmente programados e encaixados na agenda, por mais apertada que ela seja.

Se reunir com sua equipe e promover um encontro, mesmo que para tratar estritamente de assuntos do trabalho, ajuda a melhorar o relacionamento entre os funcionários, além de promover maior integração entre eles.

Seja você mesmo

É normal que os líderes pensem que, frente a seus liderados, a postura adotada deva ser mais séria e cautelosa. E, sim, é preciso que a postura adotada seja condizente com o ambiente empresarial, mas adotar uma postura muito “superior” atrapalha sua conexão com os funcionários e isso ainda pode atrapalhá-los na expressão de seu comportamento natural.

Seja autêntico, mas também demonstre abertura. Sorrir e promover momentos mais descontraídos durante encontros ou reuniões é uma boa estratégia para tornar a relação de vocês mais leve e harmônica.

Tecnologias

A tecnologia faz parte do nosso dia a dia e está aí para facilitar nossas relações interpessoais. Então, use-a para que a comunicação e o relacionamento entre você, líder, e seus liderados seja mais ágil e fácil. Mas, não se esqueça de construir, também, uma boa relação com eles na vida fora das tecnologias.

Conecte-se pelo aprendizado

Todas as pessoas que trabalham em ambientes corporativos almejam o crescimento profissional. Para isso, é possível separar um tempo para conversar com elas e para oferecer e receber feedbacks. Além disso, ser um líder “de portas abertas” também é uma boa opção para favorecer essas conversas e a discussão de ideias.

 


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Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
por Renato Rodrigues

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